25 de abril de 2024
  • :
  • :

Artigo “A reinvenção da Câmara de Salvador” por Geraldo Júnior

Artigo “A reinvenção da Câmara de Salvador” por Geraldo Júnior

Completamos cem dias de Presidência na Câmara de Salvador neste nosso segundo mandato concedido por meus pares. Em primeiro lugar, agradecer a confiança, trabalho, generosidade e união de todos os vereadores. Pois, independente de posições partidárias, nós, legisladores desta Casa, somos partícipes de um projeto conjunto de transformar esta instituição em protagonista e decisiva nos caminhos da nossa cidade.

Com a independência dos poderes, estamos alinhados com o Executivo quando o tema é enfrentar o debelar o inimigo comum: a Covid-19. A Câmara, em momentos cruciais e no seu cotidiano, criou mecanismos para se consolidar como um elo entre o cidadão e as outras esferas públicas, como o Poder Executivo, por exemplo. A Ouvidoria cumpre esse papel de ponte entre a Prefeitura e outros órgãos públicos. A população encaminha diversas demandas e cobramos resultados.

Quando não foi mais possível a locomoção do cidadão até a Casa do Povo, maximizamos o papel da TV Câmara e da Rádio Câmara em dar transparência aos atos e acontecimentos desta Casa.

A reinvenção deste Legislativo é a palavra de ordem constante neste momento atípico. As sessões ordinárias tornaram-se semipresenciais. Tal como uma locomotiva da cidade, esta instituição não se furtou a nortear os caminhos de Salvador.

Viabilizamos importantes regulamentações na mobilidade urbana, como a dos aplicativos. Aprovamos, no ano passado, o mais longevo auxílio-emergencial monetário de um município do Brasil a diversas categorias profissionais. Inclusive, acabamos de aprovar a prorrogação desta iniciativa salutar da Prefeitura. E reivindicamos um auxílio também para os profissionais da cultura, através do SOS Cultura, assim como aprovamos projetos do Executivo urgentes na área da saúde para o combate à pandemia.

Devido à urgência destas medidas, porque a fome e a preocupação de salvar vidas não esperam, os ritos de aprovação ocorreram da forma mais célere possível, dentro dos ditâmes da Lei Orgânica do Municipío e da Constituição.

E, depois da reinveção dos trabalhos legislatvos na pandemia, temos números e qualidade de trabalho a apresentar à sociedade soteropolitana. Neste 2021, já foram apresentados ou estão em trâmite nesta Casa nada menos do que 535 proposições parlamentares, entre projetos de lei, projetos de indicação e outras iniciativas de autoria dos vereadores e do Executivo Municipal.

Enfim, os resultados desta gestão são o êxito da união entre vereadores, servidores e demais colaboradores. Juntos, reinventamos esta Casa neste momento de calamidade pública em nível mundial. Sairemos deste momento fortalecidos. Há luz no fim do túnel e estamos ciosos do nosso papel de farol.

*Geraldo Júnior (MDB), vereador e presidente da Câmara Municipal de Salvador.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *