A Bahia ultrapassou a marca de 2 milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta segunda-feira (19), quando a campanha de vacinação completou três meses. Conforme a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o estado também registrou queda na solicitação de Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) para idosos acima de 70 anos.
Para vacinação, o governo montou uma operação logística que distribui os imunobiológicos para os 417 municípios em até 24 horas, a partir da utilização de aviões, helicópteros, caminhões e caminhonetes.
O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, ressaltou que o resultado é fruto do planejamento estadual na aquisição de insumos, do esforço logístico na distribuição e do empenho dos municípios em imunizar rapidamente a população.
“Isso só foi possível graças ao planejamento antecipado, um investimento que foi feito na aquisição de seringas e de agulhas, com o compromisso do governador Rui Costa de entregar as vacinas em menos de 12 horas a partir do momento em que elas estiverem em solo baiano, com a operação e distribuição que envolve aviões, helicópteros, caminhonetes”, disse o secretário de Saúde.
“Graças a esse esforço conjunto do governo do estado e das prefeituras municipais, nós conseguimos fazer agora com que a taxa de internação das pessoas com 60 anos ou mais começasse a cair e aquelas pessoas com 70 anos ou mais apresentem uma queda significativa e sustentada”, concluiu.
Para acelerar ainda mais a vacinação na Bahia, o governador, Rui Costa, adquiriu 9,7 milhões de doses da Sputnik V, porém a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não emitiu autorização para importação da vacina russa.
Segundo Fábio Vilas-Boas, a expectativa é de que o número de vacinados comece a reduzir a taxa de mortalidade dos idosos com 60 anos ou mais.
Fonte: SECOM/GOVBA