19 de abril de 2024
  • :
  • :

Filme Nomadland leva 3 Oscars e consagra a diretora Chloé Zhao

Filme Nomadland leva 3 Oscars e consagra a diretora Chloé Zhao

Melhor filme, melhor atriz e melhor direção. “Nomadland” levou três estatuetas nas principais categorias do Oscar e sai como o grande vencedor da noite, na primeira edição da premiação que acontece durante a pandemia.

O filme de Chloé Zhao concorria em seis categorias e superou até mesmo o mais indicado da noite, “Mank”, que disputava dez prêmios e só levou dois, fotografia e direção de arte, considerados técnicos.

A diretora chinesa ainda fez história como a primeira asiática a ganhar uma estatueta de melhor direção. Ela também foi apenas a segunda mulher premiada na categoria em 93 anos de prêmio (Kathryn Bigelow levou em 2010 por “Guerra ao Terror”).

Destaque também para a protagonista Frances McDormand, que também fez as vezes de produtora do longa. A atriz idealizou o filme depois de ler o livro homônimo de Jessica Bruder e convidou Chloé Zhao para roteirizar e dirigir “Nomadland”. Com o trabalho, levou para casa o quarto Oscar da carreira.

O melhor filme do Oscar 2021 estreia oficialmente nos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira (29), mas já está disponível em pré-estreia em algumas salas do país, que começam a reabrir.

O longa acompanha a viúva Fern (Frances McDormand,) que perde o emprego, a casa e até a cidade na crise de 2008 e passa a morar em sua van e viajar pelos EUA em busca de vários bicos, construindo pelo caminho uma forma de vida diferente.

Veja a lista de vencedores:

Anthony Hopkins vence o Oscar de Melhor Ator

Frances McDormand vence o Oscar de Melhor Atriz pela atuação em Nomadland

O Oscar de Melhor Filme vai para Nomadland.

O Oscar de Canção Original vai para H.E.R., com a canção Fight for You, de Judas e o Messias Negro

O Oscar de Trilha Sonora vai para a animação Soul.

O Oscar de Edição vai para O Som do Silêncio.

O Oscar de Fotografia também vai para Mank.

O Oscar de Design de Produção vai para Mank.

A sul-coreana Youn Yuh-jung, de 73 anos, de Minari, vence o Oscar de Atriz Coadjuvante

O Oscar de Efeitos Visuais foi para Tenet.

O Oscar de Documentário vai para Professor Polvo.

O Oscar de Curta Documentário vai para Collete, filme que mostra uma francesa retornando ao campo de concentração onde o irmão foi morto pelos nazistas.

O Oscar de Filme de animação vai para o favorito Soul.

Reese Whiterspoon anuncia o Oscar de Curta de animação. O prêmio vai para Se algo acontecer, te amo.

O Oscar de Curta de ficção vai para Dois estranhos, que está na Netflix e que tem 29 minutos.

O Oscar de Som vai para O som do silêncio.

O Oscar de Direção vai para a diretora chinesa Chloé Zhao, por Nomadland. Ela era a favorita da categoria.

O Oscar de Figurino também foi para “A voz suprema do blues”. Ann Roth, 89 anos, é a mulher mais velha a ganhar um Oscar. Ela já havia ganhado pelo filme O paciente inglês.

A voz suprema do blues venceu o Oscar de Maquiagem e Cabelo. Mia Neal, Sergio Lopez-Rivera e Jamika Wilson são primeiros negros indicados na categoria e saíram vencedores.

Daniel Kaluuya venceu o Oscar de Ator Coadjuvante pela atuação em Judas e o messias negro. A estatueta foi entregue por Laura Dern, vencedora do Oscar em 2020.

O Oscar de Filme Internacional vai para “Druk – Mais uma rodada”. O filme da Dinamarca era o favorito. Nenhum filme da América Latina concorria neste ano.

O Oscar de Roteiro Adaptado vai para Meu Pai, filme com Anthony Hopkins e Olivia Colman. O favorito era Nomadland.

A primeira estatueta foi para Oscar de Roteiro Original, que vai para Bela vingança, filme de Emerald Fennel, a única mulher a concorrer na categoria.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *