19 de abril de 2024
  • :
  • :

Vitória do PP em Madri muda cenário político na Espanha

Vitória do PP em Madri muda cenário político na Espanha

Pode-se dizer que as urnas de Madri embolaram o panorama político na Espanha. Consolidaram a força da direita na comunidade mais rica do país, com a vitória esmagadora de Isabel Díaz Ayuso, do Partido Popular. Causaram um terremoto no PSOE, o maior derrotado nas eleições, balançando a liderança do premiê Pedro Sánchez. Engoliram o centrista Cidadãos, que não conseguiu eleger representantes. E ainda anteciparam a aposentadoria política de Pablo Iglesias, do Podemos, que até março era vice-premiê espanhol.

Embora não tenha a maioria absoluta, Ayuso ainda poderá governar confortavelmente a região, sem necessariamente ter de dobrar-se ao ultradireitista Vox, que conquistou 13 assentos no Parlamento regional e desponta como seu principal parceiro.

O PP ressurge revigorado, fazendo de Madri a linha de frente da batalha ou, conforme observou o líder do partido, Pablo Casado, “o quilômetro zero da mudança na Espanha”.

A guinada para a direita na capital espanhola é bastante indigesta para o socialista Sánchez, que se manteve à parte da campanha, aparentemente para não ofuscar o candidato Ángel Gabilondo. O PSOE perdeu 13 cadeiras no Parlamento regional e sangrou, atropelado pelo Mais Madri.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *