28 de abril de 2024
  • :
  • :

Rui Costa anuncia a instalação de três usinas de oxigênio na Bahia

Rui Costa anuncia a instalação de três usinas de oxigênio na Bahia

Não faltou e não falta oxigênio na Bahia. Foi isso que afirmou o governador Rui Costa em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (31). Perguntado sobre as três usinas de oxigênio que serão instaladas em três regiões do estado e se a falta do insumo preocupa o Governo, Rui fez questão de afirmar que o problema nunca foi a disponibilidade do insumo, e sim a logística complicada de distribuição para os municípios. O governador não divulgou quais serão as cidades que vão receber as estruturas, mas disse que todas servirão às regiões e não às cidades e que a previsão é que as usinas sejam móveis para serem deslocadas a depender da necessidade de um ou outro local.

“Evidente que as usinas ficarão instaladas fisicamente em um município cada, mas o objetivo é atender a região, podendo ser remanejadas em casos de picos em outra região. Vai servir pra diminuir a distância entre os cilindros e os municípios. A gente já mudou as regiões duas vezes porque em um momento uma tá com uma alta maior e depois isso muda. Hoje, tá previsto para o oeste, para a região de Irecê e a terceira ainda será discutida”, afirmou Rui.

Rui explicou também porque os problemas relacionados ao oxigênio não estavam em sua disponibilidade e sim na forma como o estado faria o insumo chegar aos municípios.

“Não tivemos falta de oxigênio, o que teve aqui foi falta de estrutura para armazenar porque a maioria dos hospitais não têm tanques de grande capacidade de armazenamento e sim cilindros que, mesmo com 40 ou 50, não comportam a demanda de uma pandemia. Sem covid, trocava os cilindros uma vez a cada 15 dias ou uma vez no mês. Com covid, isso acontece todo dia”, declarou.

Maternidade inaugurada – As falas de Rui aconteceram no evento de inauguração da nova maternidade no Subúrbio Ferroviário de Salvador, nomeada em homenagem à enfermeira Maria da Conceição de Jesus. Para a estruturação da unidade, onde funcionava o Hospital João Batista Caribé, na Avenida Afrânio Peixoto, conhecida como Avenida Suburbana, foram investidos cerca de R$41 milhões.

A nova unidade conta com 90 leitos, sendo 10 de UTI Neonatal, 15 de cuidados intermediários, 10 de Gestação de Alto Risco, 25 de Obstetrícia Clínica, 25 de Obstetrícia Cirúrgica e 5 no Centro de Parto Normal Peri-hospitalar. Todos eles estruturados para oferecer condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos especializados para o parto de risco habitual e da gestação de alto risco.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *