29 de março de 2024
  • :
  • :

Prefeitura de Salvador lança prova de vida digital para aposentados e pensionistas

Prefeitura de Salvador lança prova de vida digital para aposentados e pensionistas

Aposentados e pensionistas do Município passam a contar, a partir desta segunda-feira (7), com uma ferramenta inovadora: a Prova de Vida Digital. Com ela, os beneficiários do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Municipais de Salvador (RPPS) terão mais facilidade e segurança e vão poder fazer a prova de vida através de reconhecimento facial no celular. A iniciativa foi anunciada esta manhã pelo prefeito Bruno Reis, durante coletiva virtual.

O prazo para a realização da prova de vida já foi iniciada e vai até o dia 7 de julho. Quem recebe o benefício pode baixar hoje mesmo o aplicativo MEU RPPS, disponível para Android e iOS e realizar o procedimento. A ferramenta conta ainda com um tutorial mostrando o passo a passo para fazer o procedimento. Esse ano, cerca de 11 mil beneficiários, entre aposentados e pensionistas, devem fazer o procedimento, registro obrigatório para a continuidade do recebimento do benefício.

“Todo ano esse recadastramento precisa ser feito, como uma condição para continuar recebendo o benefício, justamente nesse período de junho a julho. Através desse aplicativo MEU RPPS, que vai desburocratizar a vida dos segurados, facilitar a vida dos pensionistas e trazer celeridade ao processo, os beneficiários vão poder provar que estão vivos em um sistema simples, rápido e seguro”, comemorou o prefeito.

Avanços – Bruno Reis lembrou ainda que um dos principais compromissos dessa gestão é a modernização da Prefeitura por meio do investimento em tecnologia e inovação, facilitando a vida do cidadão. “Estamos em fase de conclusão do Plano Diretor de Tecnologia e Inovação. Além disso, estamos acabando com o uso de papel, pois os processos agora são digitais. No início do ano fizemos toda a automação da previdência, então os processos hoje seguem com uma celeridade muito maior. Vamos seguir fazendo uma Prefeitura moderna e mais eficiente, gerando mais economia”.

Com o lançamento da prova de vida digital, Salvador passa a ser uma das primeiras capitais do país a utilizar esse tipo de tecnologia. Ainda assim, quem tiver algum problema com a validação, vai poder agendar a prova de vida presencial em um ambiente seguro, adaptado aos protocolos sanitários vigentes de proteção à Covid-19.

O secretário de gestão, Thiago Dantas, reafirmou o compromisso que a Diretoria de Previdência tem tido com a modernização, que é uma das linhas da atual gestão. “Essa ação traz uma comodidade imensa a todos os beneficiários da Previdência da Prefeitura. Antigamente as pessoas se deslocavam para fazer o procedimento presencial e, agora, estão tendo a oportunidade de fazer de qualquer lugar com a ajuda de parentes. Sem dúvida é mais um importante passo inserido nessa agenda de tecnologia”.

Foto: Valter Pontes/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *