28 de março de 2024
  • :
  • :

Startup baiana desenvolve filtro de ar condicionado contra o novo coronavírus

Startup baiana desenvolve filtro de ar condicionado contra o novo coronavírus

Um filtro de ar condicionado que pode ser instalado em diversos aparelhos e é capaz de reter vírus – inclusive o que transmite Covid-19 – bactérias e fungos em ambientes fechados. Essa é a promessa da startup baiana ‘Salvar’, responsável pela novidade. O portal G1 Bahia conversou com Loyola Neto, idealizador do projeto.

O equipamento funciona como uma barreira que filtra o fluxo de ar que entra no aparelho, retendo nanopartículas de agentes infecciosos, virais e bacterianos. Desse modo, é controlada a disseminação de partículas contaminadas através do sistema de climatização. [Confira acima um vídeo explicativo].

Loyola Neto é dono de uma empresa de camisas personalizadas e sentiu o impacto da crise econômica causada pela pandemia. Com o coronavírus, os contratos foram todos suspensos e por pouco a empresa, que tem 25 anos no mercado, não fechou as portas.

Para driblar a falta de trabalho, Loyola buscou alternativas. Primeiro, começou a produzir máscaras. Apesar da grande demanda, ele conta que muitos clientes diziam não ter condições de adquirir tantos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

“Fiquei pensando e quando olhei para o ar condicionado veio o estalo: vou desenvolver um EPC – Equipamento de Proteção Coletiva”, lembra.

Em seguida Loyola, buscou desenvolver um protótipo para a ideia, que foi submetida a uma equipe técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) – Cimatec.

Produzido com matéria-prima composta por barreiras físico-químicas, o filtro desenvolvido pela Salvar apresenta potencial de inativação de 99,99% da carga viral, e retém até 80% dos fungos e bactérias presentes no ambiente, segundo Loyola.

Ainda de acordo com ele, os filtros podem ser confeccionados em modelagem ajustável, de modo que atenda a diversos tipos de climatizadores, domésticos ou industriais. Em casa, o empresário já instalou filtro no ar condicionado do quarto do filho, por exemplo.

Alguns ônibus que integram o sistema de transporte coletivo de Salvador também contam com o equipamento, além de 25 empresas e instituições da capital baiana.

Foto: Reprodução




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *