Neste domingo, a partir das 20h30, o Bahia entra em campo diante do Internacional, no estádio de Pituaçu, em duelo válido pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2021.
A história do confronto entre Bahia e Inter dispensa apresentações e já definiu até final de Brasileirão, com o Esquadrão conquistando o título no Beira-Rio, em 1988. Mas o atual momento das equipes é completamente diferente.
De um lado, o Bahia vive fase crescente depois de estrear bem com vitória de 3×0 sobre o Santos e se garantir nas oitavas de final da Copa do Brasil ao eliminar o Vila Nova. Do outro, os gaúchos chegam em crise.
Após a goleada por 5×1 sofrida para o Fortaleza na rodada passada da Série A, o Inter deu adeus à Copa do Brasil ao ser derrotado em casa pelo Vitória, quinta, por 3×1. No dia seguinte, o treinador Miguel Ángel Ramírez foi demitido. O auxiliar fixo Osmar Loss vai dirigir a equipe em Pituaçu.
Ou seja, o cenário parece propício para o Bahia somar três pontos e se manter nas primeiras colocações da tabela. Mas o goleiro Matheus Teixeira mantém os pés no chão. “A gente sabe que não tem jogo fácil no Campeonato Brasileiro, nem em nenhuma outra competição. Independente do momento que o Inter vive, é uma grande equipe que disputa Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil, estadual”, disse ele, antes de continuar:
“Não podemos dar mole, independente do momento que eles vivem. Dentro de campo são 11 contra 11, e independente do que está no exterior, contra ou a favor da equipe adversária, temos que fazer o nosso trabalho”, analisou o goleiro.
Por sinal, a partida contra o Internacional vai marcar a estreia de Matheus Teixeira no Campeonato Brasileiro. Apesar de ter feito parte do elenco que disputou a temporada passada, ele ficou apenas no banco e não entrou em um jogo sequer. Já nas primeiras duas rodadas da atual edição, ele estava machucado e viu Mateus Claus ser o titular.
A escalação deve ter novidades, já que o clube conseguiu efeito suspensivo para o zagueiro Juninho e o meia Daniel. Com isso, é provável que a dupla reapareça entre os titulares. Nino Paraíba segue suspenso.
Se Dado Cavalcanti mantiver o padrão que adotava antes das suspensões da dupla, Juninho entra na vaga de Luiz Otávio e Daniel manda Matheus Galdezani para o banco.