25 de abril de 2024
  • :
  • :

Trabalhadores da Eletrobras anunciam greve a partir desta terça

Trabalhadores da Eletrobras anunciam greve a partir desta terça

Os trabalhadores do Sistema Eletrobras anunciaram, na madrugada desta terça-feira (15), uma paralisação em protesto ao agendamento da Medida Provisória (MP) 1.031/2021 – que tem como ponto central o fim do controle público na companhia – no Senado.

A MP foi apresentada pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro e seus ministros ao Congresso Nacional em fevereiro deste ano. Na Câmara dos Deputados, a medida recebeu 313 votos a favor, enquanto 166 representantes registraram votos contra.

A proposta é de que o governo, hoje dono de quase toda a empresa, reduza sua participação para menos de 50% e, assim, deixe de ser o controlador, o que significa que perde o poder exclusivo de decisão, embora continue podendo opinar junto aos novos sócios.

Em publicação nas redes sociais, a Federação Nacional dos Urbanitários, que articula a mobilização, disse que “a privatização da Eletrobras vai trazer sérios riscos sociais, ambientais e econômicos ao País”.

A Eletrobras é a maior empresa de energia da América Latina e uma das cinco gigantes estatais do país, ao lado da Petrobras, BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Juntas, as ‘big 5’ representam cerca de 85% de todo o capital do governo federal com suas mais de 200 estatais, de acordo com o Tesouro Nacional.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *