19 de abril de 2024
  • :
  • :

Dr. José Antonio indica criação de Centro de Equoterapia em Salvador

Dr. José Antonio indica criação de Centro de Equoterapia em Salvador

O vereador Dr. José Antonio (PTB) apresentou projeto (Nº 212/2021) indicando ao prefeito, Bruno Reis (DEM), por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o estudo da viabilidade para criação do Centro de Equoterapia Municipal de Salvador (CEMS).

De acordo com a justificativa, a Equoterapia é um método terapêutico em que se utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, com o objetivo do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

O método tem reconhecimento do Conselho Federal de Medicina – CFM, desde de 1997, e do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, em 2008.

A prática da Equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais, e está indicada para os quadros clínicos como: doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico-metabólicas; sequelas de traumas e cirurgias. Além de doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais e distúrbios de aprendizagem e linguagem.

“A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima. Quem realiza o método obtém ganhos no nível físico, psíquico e sensorial-motor dos pacientes destinatários desse tratamento, em especial, os autistas e os portadores de síndrome de down”, avalia o vereador.

Foto: Reginaldo Ipê/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *