29 de março de 2024
  • :
  • :

Contenção de encosta traz segurança para famílias em Campinas de Brotas

Contenção de encosta traz segurança para famílias em Campinas de Brotas

O bairro de Campinas de Brotas foi beneficiado com a entrega de uma contenção de encosta, construída pela Prefeitura com investimento de R$220 mil, com recursos próprios. A obra foi inaugurada pelo prefeito Bruno Reis nesta terça-feira (22), ao lado da vice-prefeita Ana Paula Matos, do subsecretário da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Lázaro Jezler, e do diretor-geral da Defesa Civil (Codesal), Sosthenes Macedo, durante solenidade simbólica.

Localizada na Rua Manari, a estrutura possui 150 m² em cortina atirantada e vai oferecer mais segurança para famílias que vivem na região, impedindo que deslizamentos de terra ocorram, sobretudo em dias chuvosos. Além da contenção, foram outros serviços na localidade, a exemplo de melhorias no sistema de drenagem para evitar alagamentos, requalificação de passeio e de uma escadaria.

“Aqui, no passado, em virtude das chuvas, um pedaço da rua deslizou trazendo transtornos e impactos para a mobilidade das pessoas. Além disso, diversas famílias conviviam com risco e insegurança de que os deslizamentos pudessem atingir suas casas, até que a Prefeitura chegou para fazer essa solução definitiva. Esse trabalho de proteção de área de risco é permanente e ocorre nos 365 dias do ano”, destacou o prefeito.

Bruno Reis acrescentou que as obras de estabilização de encostas, como as contenções e geomantas, têm sido prioridade da gestão. Nos últimos oito anos, essas intervenções alcançaram mais de 300 pontos vulneráveis para deslizamentos.

“São intervenções que têm ajudado a salvar vidas. Estamos chegando ao final de junho sem vítimas e sem intercorrências graças aos investimentos realizados. Com fenômenos naturais não podemos brincar. Não estamos imunes aos problemas. Nenhuma cidade do mundo pode dizer que resiste à muita chuva em pouco tempo, mas a Salvador de agora está muito mais preparada do que a de ontem”, completou o chefe do Executivo municipal.

Tranquilidade – É numa reservada vila na Rua Manari que a babá Cláudia Gomes dos Reis, 47 anos, mora perto de sua mãe e irmãos. Em 2019, parte da encosta que existe no entorno deslizou atingindo uma das três casas existentes, situação que trouxe desespero e aflição.

“Foi uma noite horrível, que não dormimos. Ficamos três dias presos nas nossas casas. A Prefeitura deu todo o suporte. Trouxeram medicamentos, porque minha mãe é hipertensa, e deram cestas básicas”, recorda.

Hoje, com plena alegria e satisfação, Cláudia disse ter paz e tranquilidade depois que a contenção da encosta foi concluída. Os netos dela podem brincar sem que toda a família tenha mais preocupação com risco de acidentes. Os moradores da pequena vila até decidiram cuidar de um jardim, com gramado e plantas ornamentais, que foi implantado na parte de cima da encosta.

Foto: Betto Jr./Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *