29 de março de 2024
  • :
  • :

Live vai mostrar processo de restauração de 15 telas do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Live vai mostrar processo de restauração de 15 telas do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Nesta segunda (28), às 15h, uma aula expositiva será transmitida pelo canal do youtube.com/ighba, durante o encerramento do projeto “Restauração de parte do acervo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia”.

A live, que terá a coordenação do professor e restaurador José Dirson Argolo, vai apresentar o processo de restauro das telas, a importância de cada um dos personagens retratados, sua autoria e a necessidade de preservação dessa memória, incluindo cuidados com a luz, umidade e limpeza das peças.

As 15 telas do acervo do IGHB foram entregues pelo Studio Argolo na segunda (21) de junho, sendo recebidas pelo presidente do Instituto, Eduardo Morais de Castro e acompanhadas do gestor de equipamentos públicos da Fundação Gregório de Mattos, Tonny Bittencourt.

Todo o processo de restauração foi realizado entre os meses de fevereiro e junho. Além da limpeza química e mecânica das obras, remoção de verniz oxidado e de retoques alterados e repinturas, foram providenciadas a fixação da camada pictórica, confecção de chassi e nova moldura e aplicação de verniz protetor nas telas. O projeto ainda prevê a produção de um vídeo que será divulgado na página do youtube.

O acervo museológico da Casa da Bahia, instituição cultural mais antiga do Estado com 126 anos de funcionamento ininterrupto, dispõe de uma importante coleção de retratos, que registram personagens da História da Bahia e do Brasil. São obras pintadas por renomados artistas nacionais como Presciliano Silva, Vieira de Campos, Emídio Magalhães, Miguel Navarro e Cañizares e José Rodrigues Nunes, e estrangeiros do porte de Vienot e Morrisset, Ernest Penit e August Petit.

Este projeto foi contemplado no Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *