28 de março de 2024
  • :
  • :

Estaleiro Enseada obtém licença definitiva para escoar minério

Estaleiro Enseada obtém licença definitiva para escoar minério

A licença definitiva para operar como porto no escoamento de minério de ferro foi obtida nesta quarta-feira (07), por parte do complexo naval, industrial e logístico Enseada. A concessão permite a operação como porto no escoamento de minério de ferro, ampliando os negócios para além do setor naval e industrial.

O ato ocorreu na sede do Ministério da Infraestrutura, em Brasília. O evento contou com a participação do Ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, do Ministro da Cidadania, João Roma, do Diretor Presidente da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, do Diretor Presidente do Enseada, Maurício Almeida, dentre outras autoridades.

Emitido pela Antaq, o documento tem validade de 25 anos e prevê que o Enseada armazene e movimente granéis minerais (minério de ferro), cargas gerais e equipamentos de grandes dimensões, a exemplo de torres e pás eólicas, além de ampliar a área do terminal portuário para 740 mil metros quadrados, transformando o ENSEADA em um dos maiores portos em operação do Nordeste.

Eficiência operacional – O Terminal de Uso Privado do Enseada (Tup Enseada) fica localizado em Maragogipe, no recôncavo baiano, e possui águas abrigadas, calado profundo e localização privilegiada, o que garante segurança e eficiência superiores em movimentações de cargas. A infraestrutura portuário teve início nas operações em 2020. Desde então, com menos de um ano, já armazenou e movimentou 308 mil toneladas de minérios oriundos de minas da Bahia.

“Foram sete carregamentos de 44 mil toneladas cada realizados com pleno êxito por nossa equipe, o que já nos coloca como o maior porto de minério em operação na Bahia”, revelou Mário Moura.

Ampliação dos negócios – Nos últimos anos, o Enseada passou por um reposicionamento estratégico, onde ampliou sua atuação para além da vocação naval e industrial. Atualmente, a empresa baiana oferece soluções integradas de engenharia para projetos navais e ‘offshore’, industriais e logísticos-portuários.

De acordo com o presidente do Enseada, Maurício Almeida, empresa mantém sua vocação de construção de projetos offshore e industriais. No entanto, agora também passa a atuar no segmento portuário, tornando-se um ‘player’ relevante para o setor. A licença marca a conclusão de um longo processo de quase três anos de trabalho com foco na diversificação dos negócios da empresa, para além do setor de construção naval e offshore.

“Reposicionamos a companhia e no meio de uma grave pandemia voltamos a contratar e gerar renda. Hoje oferecemos nossas instalações para a indústria nacional, em uma agenda industrial convergente e competitiva, que resultará em criação de valor para nossa empresa e clientes. Além disso, implementará uma nova rota para exportação das comodities da Bahia gerando desenvolvimento e oportunidades para a região do recôncavo. Tudo isso com segurança jurídica, sólida governança e uma forte política de sustentabilidade que nos diferenciam”, resumiu Almeida.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *