27 de abril de 2024
  • :
  • :

Prates comemora marca de 60% de cobertura na atenção básica em Salvador

Prates comemora marca de 60% de cobertura na atenção básica em Salvador

O Ministério da Saúde credenciou 30 novas Equipes de Saúde da Família em Salvador. A informação foi publicada na Portaria nº 45, da edição da última terça-feira (20) do Diário Oficial da União. Com a implementação, a partir de agora, a cidade pode alcançar um marco histórico na cobertura da Atenção Primária de 60%.

A expectativa da gestão é ultrapassar a marca de 70% de cobertura da atenção primária no final dos próximos três anos. Para isso, o executivo municipal planeja a construção de novos postos de saúde para o atendimento à população.

O credenciamento de novas equipes pelo governo federal, também garante ao município a transferência dos incentivos financeiros federais de custeio referentes às Equipes de Saúde da Família na capital, mantendo o ritmo de crescimento e expansão da Atenção Primária iniciado em 2013.

“Hoje somos a capital que mais avança. Tínhamos 104 equipes de saúde da família, alcançamos a marca de 359 equipes de saúde da família da base do Ministério da Saúde. É um salto extraordinário”, comemorou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.

O gestor enalteceu ainda o fato da gestão municipal conseguir manter o ritmo de implementação na atenção básica, mesmo num cenário de pandemia.

“Conseguimos manter o ritmo de expansão dos serviços de atenção primária mesmo com a abertura de estruturas extras que tiveram que ser montadas por conta da pandemia. Isso atesta a grande capacidade administrativa da Prefeitura que conseguiu manter um elevado nível de investimento na ampliação dos serviços prioritários. A expectativa agora é ultrapassar a marca de 70% de cobertura até o final do mandato do prefeito Bruno Reis com a construção de novas unidades e contratação de profissionais qualificados para prestação da assistência à saúde”, destacou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *