19 de abril de 2024
  • :
  • :

Prefeitura leva mutirão de serviços para a comunidade da Vila Brandão

Prefeitura leva mutirão de serviços para a comunidade da Vila Brandão

A comunidade da Vila Brandão, no Corredor da Vitória, que já era linda, ficou ainda melhor, após receber, na semana passada, um mutirão de serviços da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

As intervenções englobaram ações de pintura e nivelamento de escadaria, execução de fuga de material, pintura de guarda-corpo e corrimão, acabamento no piso da rampa de embarcações próxima ao píer, assentamento de grelha e recuperação de caixa de drenagem. Além disso, foram promovidos capinagem e recolhimento de móveis e eletrônicos de pós-consumo.

O titular da Seman, Luciano Sandes, destacou a necessidade da realização dos serviços na comunidade. “A Vila Brandão faz parte de uma região litorânea de Salvador, e nós iniciamos a manutenção por ser uma área que tem muitos problemas ligados à maresia. Inclusive tem uma rampa, que dá acesso às embarcações, que também estamos recuperando”, informou.

O objetivo do órgão é realizar a manutenção em outras localidades que recebem os efeitos dos desgastes causados pelo salitre. “Este processo está sendo iniciado na comunidade, mas o intuito é realizarmos em toda a extensão de orla da cidade, tanto em bairros como Tubarão, quanto na orla atlântica, a exemplo de Jardim de Alah”, afirmou Sandes.

A microempreendedora Joelia Ramos, de 47 anos, ressaltou que os serviços realizados têm dado resultados positivos para o comércio local. “A atenção que a Prefeitura tem dado à comunidade dá maior visibilidade a Vila. Os moradores e comerciantes estão gratos, hoje não somos mais um local esquecido pelo poder público. Essa iniciativa de vir, entender as necessidades dos moradores e promover as soluções, através do serviço público, é muito importante. Dessa forma, nos sentimos partícipes do desenvolvimento da Vila”, declarou.

A pedagoga e líder comunitária, Claudia Santos, de 53 anos, destacou o potencial do bairro. “Moro há oito anos aqui e, desde quando cheguei, consegui enxergar a potencialidade da Vila, ela só precisava ser mais vista e mais cuidada. De lá para cá, tenho visto muitas transformações. Hoje nós temos uma maior participação, somos ouvidos. A Prefeitura está mais atuante, os órgãos estão sempre presentes. A gente não tinha nenhum tipo de ajuda, éramos esquecidos. As coisas mudaram”.

Valorização – Localizada entre a Igreja da Vitória e o Yacth Clube, a Vila Brandão possui cerca de 300 moradores. Fundada há 80 anos, recentemente a comunidade passou por diversas transformações, dentre elas, a reforma de 50 casas, através do programa Morar Melhor. “Minha casa foi reformada, tudo ficou muito melhor do que era, não só para mim, mas para a comunidade. As obras e intervenções têm dado mais visibilidade, beleza e segurança para os moradores”, relatou a dona de casa Ana Patrícia da Silva, de 48 anos.

“Nasci neste lugar, e hoje posso dizer que está tudo bem melhor. A evolução e o desenvolvimento são nítidos, todos conseguem enxergar. Hoje somos assistidos e temos orgulho de dizer que moramos na Vila Brandão, esse lugar encantador. A Prefeitura trouxe muitos benefícios para cá e isso afetou na autoestima dos moradores, valorizou nossos imóveis, e por isso estamos muito agradecidos”, declarou a aposentada Elizete Santos, residente há 71 anos na localidade.

Foto: Otávio Santos/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *