29 de março de 2024
  • :
  • :

Secretaria de Educação de Salvador desenvolve o Programa Aprender pra Valer

Secretaria de Educação de Salvador desenvolve o Programa Aprender pra Valer

A Secretaria Municipal da Educação (Smed), com o intuito de aprimorar a qualidade da alfabetização das escolas de Salvador, está trazendo para a Rede o Programa Aprender pra Valer. A iniciativa vale para as escolas que têm alunos nos anos iniciais, atendendo todas as turmas do 1º ao 5º ano, e tem a proposta de elevar o percentual de estudantes em nível avançado de língua portuguesa e matemática, superando os parâmetros propostos pela meta do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A diretora pedagógica da Smed, Cinthia Santos, lembra que o programa já está em fase de implantação nas Gerências Regionais. “As equipes estão tendo formação no âmbito do programa, que busca fortalecer as práticas de acompanhamento e monitoramento junto às unidades escolares e fortalecimento dos processos de formação, com foco na alfabetização e no letramento”.

Ela afirma que, através dessa iniciativa, é possível encontrar uma oportunidade de qualificação dos processos pedagógicos. “É um projeto que fortalece a formação continuada de professores, coordenadores e gestores escolares, além da equipe técnica da Smed”, finaliza, lembrando que esse processo será feito com utilização de materiais próprios da Rede Municipal de Educação – o Referencial Curricular e Cadernos Nossa Rede.

A diretora reforça a importância da parceria, por se tratar de um programa que busca contribuir com a educação municipal. “Todo o processo conta com profissionais da própria rede, que estão imersos nas discussões e reflexões, nos processos de formação e supervisão e, de forma colaborativa e sistemática, vão fazendo o Aprender pra Valer ser uma marca em nosso município”.

O programa conta com a parceria da Fundação Lemann, que apoia também a Associação Bem Comum para a realização do Programa Aprender pra Valer. Cinthia lembra ainda que a parceria é um apoio para este desafio na educação, se comprometendo com as medidas de gestão educacional e pedagógica. “A Smed não tem poupado esforços para melhorar a qualidade de ensino dos estudantes, superando as dificuldades em busca de resultados, de forma a garantir a excelência de aprendizagem das crianças em nossa rede”.

Foto: André Carvalho/Smed




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *