Uma manutenção preventiva na estação de esgoto da Lucaia, no Rio Vermelho, em Salvador, que será realizada durante a noite desta segunda-feira (09), e a madrugada da terça (10), poderá fazer com que as praias entre o Rio Vermelho e a Barra sejam atingidas por esgoto. Com isso, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa) alerta para que os soteropolitanos evitem essas praias, até que seja emitido atestado de banho no mar pelo Instituto Do Meio Ambiente E Recursos Hídricos (Inema).
De acordo com a Embasa, a realização dos serviços durará cerca de 9 horas, “período em que a estação de condicionamento prévio (ECP) vai parar de bombear efluente para o emissário submarino do Rio Vermelho”. A empresa ainda explica que a estação da Lucaia retira sólidos grossos e partículas finas de cerca de 73% do esgoto coletado na capital baiana. Logo, as manutenções são feitas para evitar paradas longas que causem extravasamento nas praias de Salvador.
“Inema, órgãos da Prefeitura, Salva Vidas, pescadores e as comunidades que habitam nessa faixa de praias foram previamente avisados pela Embasa sobre essa ocorrência e orientados a não frequentá-la até que resultados de análises laboratoriais atestem a sua balneabilidade”, explica o Superintendente da MP, Flávio Lordello, por meio de nota de assessoria.