29 de março de 2024
  • :
  • :

Salvador vai ganhar instituto em homenagem a São Francisco Xavier

Salvador vai ganhar instituto em homenagem a São Francisco Xavier

Promover ações culturais, educacionais e de cidadania. Esta é a missão do Instituto São Francisco Xavier, uma organização não governamental (Ong) de inspiração católica consagrada ao padroeiro de Salvador, que será inaugurada no próximo dia 10 de setembro no Jardim Nova Esperança.

A inauguração do Instituto, marcada para às 19:30, será transmitida por meio do Instagram @institutosaofranciscoxavier.

Diretor do Instituto, o jornalista José Falcón Lopes explica que a escolha pelo Jardim Nova Esperança deve-se ao fato de existir neste bairro, há 33 anos, uma Comunidade Católica consagrada a São Francisco Xavier.

“O Instituto é formado por amigos católicos leigos e tem o objetivo de dar significado social ao fato de São Francisco Xavier, o Padroeiro das Missões, ser também Padroeiro de Salvador. Por isso, mobilizamos devotos missionários que, a exemplo de São Francisco Xavier, saem da zona de conforto e acreditam que é possível, sim, fazermos a diferença na vida de quem mais precisa de ajuda na nossa cidade”, explica Lopes.

A diretoria do Instituto é formada ainda por João Falcão Neto, Alan Almeida, Davi Lemos e Ernesto Falcón.

Ações – O Instituto São Francisco Xavier vai oferecer, a partir do mês de outubro, aulas gratuitas para crianças e jovens do Jardim Nova Esperança e bairros vizinhos como Novo Marotinho, Nova Brasília e Sete de Abril.

As únicas exigências para as matrículas são que os estudantes sejam oriundos de escolas públicas e estejam cursando as aulas regularmente.

“Vamos oferecer inicialmente reforço escolar gratuito de segunda a sexta-feira, na parte da tarde, para 06 estudantes do ensino fundamental. Nos finais de semana, serão ofertadas aulas gratuitas de Redação e Inglês para estudantes do ensino médio (uma turma de seis alunos pela manhã e outra pela tarde) com o objetivo de prepará-los para as provas do Enem”, explica João Falcão Neto, vice-diretor do Instituto.

Para Davi Lemos, conselheiro do Instituto, “ao ensinar inglês, português e outras disciplinas e atividades, queremos não somente partilhar conhecimento, mas revelar a estes jovens o caminho para valorização da própria humanidade. Este foi o impulso que levou São Francisco Xavier às periferias do mundo; isto é o que desejamos ao ir à periferia de Salvador: mostrar ou revelar a tantos a dignidade infinita que, como filhos de Deus, possuem”.

O Instituto oferecerá ainda aos estudantes acesso gratuito à internet e uma biblioteca com livros didáticos e clássicos da literatura infantojuvenil.

Além disso, no dia 10 de cada mês, o Instituto São Francisco Xavier fará a distribuição de cestas básicas para cerca de 50 famílias do Jardim Nova Esperança.

Pessoas interessadas em colaborar com o Instituto podem entrar em contato pelo Instagram @institutosaofranciscoxavier ou pelo WhatsApp 71 99192-5342.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *