19 de abril de 2024
  • :
  • :

Marinha é responsável pelas comemorações do 7 de Setembro em Salvador

Marinha é responsável pelas comemorações do 7 de Setembro em Salvador

As comemorações pela Independência do Brasil, em Salvador, não contarão com organização das Forças Armadas, como de costume, mas quem ficará responsável, esse ano, é a Marinha do Brasil. Na manhã do dia 7 de setembro, no pátio do Comando do 2º Distrito Naval, será realizado um cerimonial de hasteamento da bandeira nacional em homenagem aos 199 anos da Independência.

Realizado, diariamente, em todas as Organizações Militares da Marinha, o cerimonial à bandeira é composto pelo hasteamento do Pavilhão Nacional às 8h, que permanece no mastro até o pôr do sol, quando é arriado, para simbolizar o fim da tarde e o início da noite. Devido à pandemia, a comemoração estará restrita ao cerimonial à bandeira, realizado em local aberto e cumprindo os protocolos previstos pelas autoridades sanitárias.

No ano passado, a mesma lógica foi seguida e o evento público previsto para o Dia da Independência do Brasil foi cancelado por decretos municipal e federal. Pra data não passar em branco, o Exército realizou uma cerimônias rápida, às 8h, no Quartel General, localizado no bairro da Mouraria, de hasteamento da Bandeira Nacional e leitura da mensagem alusiva à data.

Policiamento – Por meio do Comando de Operações Policiais Militares (Coppm) e dos Comandos de Policiamento Regionais (CPR), a Polícia Militar planejou as ações de policiamento em toda a Bahia para a próxima terça (7). “Neste ano, mais uma vez em decorrência das limitações a eventos em razão da pandemia de COVID-19, não teremos o tradicional desfile das forças armadas, tropas da PM e representantes de outras instituições. O policiamento, entretanto, está previsto todo o estado”, diz nota.

Em Salvador e no interior, tropas do Comando de Policiamento Especializado (CPE) apoiarão as unidades convencionais, tendo em vista que a data marca um feriado prolongado e, como geralmente ocorre, muitas pessoas viajam para outras localidades ou aproveitam o dia para passear e ir à praia.

Atos antidemocráticos – As corregedorias das polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia ainda irão autuar os servidores que participarem de atos antidemocráticos no próximo feriado de Sete de Setembro. A determinação foi feita pelo secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, e enviada aos comandos das corporações, na tarde deste sábado (4).

A determinação foi feita pelo secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, e enviada aos comandos das corporações, na tarde do último sábado (4).

“A liberdade de expressão é um direito sagrado, mas ninguém tem liberdade de expressão para acabar com a democracia. Quem assegura a liberdade de expressão são as regras da Constituição. A liberdade de expressão, sendo um pilar da democracia, não pode servir de instrumento para você destruir a própria democracia”, afirmou o secretário.

“A livre manifestação de pensamento é uma garantia constitucional, mas pregar atos de violência contra as instituições fundamentais para o funcionamento da própria democracia é crime”, reforçou Mandarino.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *