19 de abril de 2024
  • :
  • :

Debates sobre clima e meio ambiente marcam retorno da Tribuna Popular na CMS

Debates sobre clima e meio ambiente marcam retorno da Tribuna Popular na CMS

A retomada da Tribuna Popular marcou a sessão ordinária desta segunda-feira (13) da Câmara Municipal de Salvador. De acordo com o Regimento Interno da Casa, a Tribuna Popular ocorre nas sessões ordinárias, às segundas-feiras. A interrupção ocorreu devido à pandemia da Covid-19. O retorno ocorreu com um pronunciamento sobre a questão ambiental proferido por Maria Alice Martins de Ulhôa Cintra, representante da Convergência pelo Clima, um movimento formado por diversas instituições.

Maria Alice Martins foi convidada à Tribuna Popular pela vereadora Maria Marighella (PT). “Fomos eleitos para ouvir a população”, frisou a parlamentar.

O presidente da Casa, Geraldo Júnior (MDB), afirmou que “o retorno da Tribuna Popular é o atendimento a um pedido de diversos parlamentares desta Casa, inclusive cito a vereadora Laina. O Legislativo Municipal tem como seu compromisso ouvir a sociedade”.

Maria Alice Martins alertou para a necessidade de desaceleração da crise climática, inclusive como condicionante para a perpetuação da espécie humana. E frisou que a Convergência Pelo Clima tem propostas de ações para os Poderes Executivo e Legislativo. “O Pacto Pelo Clima é um documento que engloba itens como governança, uso e ocupação do solo e agricultura urbana, dentre outros”, frisou.

Ela também elencou a necessidade de discussões ambientais sobre temas como a Ponte Salvador-Itaparica; “o desmatamento zero” e a proposta de integração dos parques ambientais da cidade, denominada “Parques em Conexão”.

Em discurso, o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) parabenizou a palestrante. E afirmou que a Ouvidoria Geral da Casa tem participado das discussões acerca do clima e do meio ambiente. E frisou que a cidade enfrenta “problemas no saneamento básico”.

E o vereador Leandro Guerrilha (PL) apresentou uma proposta de criação de um parque ecológico no Saboeiro, no bairro do Cabula. “O local tem grandes árvores e espaço. Esse parque é importante para o meio ambiente, turismo e também para a segurança da região”, frisou.

Minuto de silêncio – Já o vereador Sandro Bahiense (Patriota) pediu um minuto de silêncio pelo falecimento do PM Mateus Grec de Carvalho Marinho Queiroz, de 35 anos, que fazia parte da equipe da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) de Rondas Especiais. Ele morreu em confronto com traficantes, ontem (12), em Cosme de Farias.

Falecimento – O vereador Átila do Congo (Patriota) fez um pronunciamento emocionado sobre o falecimento de seu pai, Péricles Leão Teixeira, aos 93 anos, no último dia 30. “Pai de 13 filhos, ele sempre nos ensinou que o caminho é o estudo e o trabalho”, relatou o parlamentar. No plenário, os vereadores demonstraram solidariedade a Átila do Congo.

Foto: Valdemiro Lopes/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *