25 de abril de 2024
  • :
  • :

Sesab desmobiliza Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova

Sesab desmobiliza Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) já desmobilizou 1.657 leitos para pacientes com Covid-19 após a redução no número de infectados no estado. O órgão de saúde afirma que a maioria foi revertida para pacientes sem a doença.

Após atender 2.840 pacientes, o Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova foi desmobilizado. A unidade, montada para ser uma das referências para atendimento a pacientes diagnosticados com Covid-19, funcionou em dois períodos na arena esportiva, em Salvador. No ano de 2020, no período de 7 de junho a 16 de outubro, e em 2021, de 4 de março a 6 de setembro.

Com a desmobilização do hospital, que chegou a contar com 200 leitos, os equipamentos serão redistribuídos para as diversas unidades de assistência da rede da Sesab. Apenas o tomógrafo ficará até dezembro no espaço cedido pela Arena Fonte Nova, caso haja uma eventual necessidade de reativação da unidade. Além do equipamento, a rede de gases também será mantida.

“A pandemia demonstrou que as ondas vêm e vão. A gente tem visto os Estados Unidos, o Reino Unido, alguns países já mostram sinais que parece que agora a gente consegue controlar, mas enquanto too planeta estiver vacinado, corremos o risco”, disse a secretária da Saúde da Bahia em exercício, Tereza Paim.

“A desmobilização da arena pode ser temporária, porque ela pode ser revertida novamente para novos leitos”.

No auge da pandemia, a Bahia chegou a contar com 1.624 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 1.835 clínicos. Atualmente são 905 de UTI e 897 clínicos. De acordo com a Sesab, ao todo, foram desmobilizados 719 leitos de UTI e 938 clínicos.

“A população ficou em casa, muitas pessoas com AVC, hipertensão, diabetes, hoje precisam de leitos de UTI também. Então, a gente na medida que está desmobilizando os leitos de UTI Covid, está revertendo a maioria deles para não Covid”, afirmou Tereza Paim.

Com o recuo da doença, a Prefeitura de Salvador também fez desmobilizações graduais. Nesse momento, já foram desativados os gripários dos bairros de São Cristóvão, Pirajá, Paripe e Ilha de Bom Jesus dos Passos, além da Unidade de Suporte Ventilatório de Valéria, Hospital Evangélico, Santa Clara e o Hospital de Campanha de Itapuã.

No auge da pandemia, Salvador chegou a contar com 266 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 331 clínicos. Atualmente são 69 de UTI e 91 clínicos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ao todo, foram desmobilizados 197 leitos de UTI e 240 clínicos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *