29 de março de 2024
  • :
  • :

Problemas da Barra são relatados na Tribuna Popular da Câmara

Problemas da Barra são relatados na Tribuna Popular da Câmara

A ocupação desordenada do espaço urbano da Barra e o aumento da violência no bairro foram questões destacadas por Waltson Campos, diretor de Comunicação da Associação dos Moradores e Amigos da Barra (Amabarra), ao participar da Tribuna Popular da Câmara, durante a 32ª Sessão Ordinária da 19ª Legislatura, na tarde desta segunda-feira (20). Os trabalhos legislativos foram conduzidos de forma semipresencial pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (MDB), a partir do Plenário Cosme de Farias.

Ainda na Tribuna Popular, Fábio Nogueira representou o Instituto de Estudo Afro Brasileiros Manuel Querino – Círculo Palmarino. Ele tratou da importância da pauta negra em Salvador e defendeu mais políticas públicas voltadas para a inclusão social.

Segundo Waltson, a questão da Barra vem sendo debatida há tempos e já ocorreu, inclusive, uma audiência pública sem retorno das demandas apresentadas. Dentre os problemas atuais que têm tirado o sono dos moradores, destacou: aumento da violência, baderna, desordenamento, tráfico de drogas, aglomeração caótica na pandemia, poluição sonora e visual, degradação e ocupação indevida de espaços públicos.

Frisou ainda que “o Parque Marinho da Barra é um parque de papel” e pediu fiscalização dos estabelecimentos comerciais, dos depósitos de bebidas, dos permissionários legais com relação à higiene e dos ambulantes não credenciados para que obtenham autorização dos órgão responsáveis. Sobre o crescimento da violência, lamentou e pediu solução urgente.

Ele encerrou a fala agradecendo ao vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), ouvidor-geral da Câmara, que recebeu a Amabarra, e ao vereador Téo Senna (PSDB), que abriu o espaço para a Tribuna Popular.

Círculo Palmarino – A atuação do Instituto de Estudo Afro Brasileiros Manuel Querino – Círculo Palmarino foi destacada por Fábio Nogueira. Ele afirmou que a entidade vem atuando no combate ao racismo e, especificamente na pandemia, atendeu aos menos favorecidos. “Nosso lema é servir ao povo com amor”, afirmou.

Ainda em sua fala, defendeu mais políticas públicas em defesa dos negros e mais inclusão social. Disse ainda que Salvador tem as marcas do Apartheid Social e que é preciso colocar em prática o Estatuto da Igualdade Racial.

Os vereadores Augusto Vasconcelos, Laina Crisóstomo (PSOL), Edvaldo Brito (PSD), Claudio Tinoco (DEM) e Leandro Guerrilha (PL) destacaram o alto nível da Tribuna Popular.

Mensagem – Durante a sessão ordinária, o presidente Geraldo Júnior informou que a secretária da Fazenda, Giovanna Victer, estará na Câmara, na terça-feira (21), às 15h, para falar da Mensagem nº 20/2021 do Executivo e que trata do Projeto de Lei que Institui o Programa de Retomada do Setor Cultural do Município de Salvador – PROCULTURA Salvador, altera, acrescenta e revoga dispositivos do Código Tributário e de Rendas do Município do Salvador – CTRMS, Lei nº 7.186, de 27 de dezembro de 2006, e acrescenta dispositivo à Lei nº 7.719, de 14 de setembro de 2009, que dispõe sobre o Programa Minha Casa Minha Vida no Município de Salvador, em face da vigência da Lei Federal nº 14.118/2021, que instituiu o programa Casa Verde e Amarela.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *