29 de abril de 2024
  • :
  • :

Tiago Correia solicita instalação de área de escape na Serra do Marçal

Tiago Correia solicita instalação de área de escape na Serra do Marçal

O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) encaminhou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa um projeto de indicação sugerindo ao governo da Bahia a instalação de uma área de escape na BA-263, na localidade de Serra do Marçal, trecho entre os municípios de Vitória da Conquista e Itambé. De acordo com o parlamentar, o Brasil apresenta números elevados de acidentes com mortes nas estradas, superando as taxas de fatalidade de países desenvolvidos. Em média, 33 mil pessoas morrem todos os anos nas estradas brasileiras e outras 400 mil ficam feridas.

“O crescimento da população, a ampliação do setor produtivo, a melhoria da economia e o aumento na venda de veículos provocaram o surgimento de necessidades específicas na área de transportes de cargas, ao mesmo tempo em que os acidentes também se intensificaram”, justificou o parlamentar.

Segundo Correia, para reduzir os riscos de acidentes principalmente em serras e trechos muito íngremes, se tudo der errado para os caminhoneiros pararem seus veículos, foram criadas áreas de escape, ideia surgida entre as décadas de 1950 e 1960 nos Estados Unidos. “Para se ter ideia da eficácia da área de escape, um estudo revela que somente nas BRs 116 e 376, de 2011 a 2020, 483 pessoas foram salvas em 287 situações de emergência, envolvendo ônibus e caminhões.

A área de escape consiste em uma caixa cheia de cascalho, pedregulho, pedras britas e outros tipos de materiais. Quando um veículo sem freio (especialmente caminhões) passa por esse local, as rodas afundam rapidamente, em segurança.

Tiago Correia disse que escolheu a Serra do Marçal para sugerir a instalação da área de escape porque é uma região acidentada, variando entre 850 e 400 metros de altitude, sendo uma importante rota de ligação entre Vitória da Conquista e cidades do sul da Bahia. “Embora esteja em boas condições, é um trecho bastante perigoso por conta de sua sinuosidade, muitas curvas e grande desnível”.

O deputado acrescentou também que, em consequência do declive e curvas, diversos veículos, a maioria caminhões e ônibus, acabam tombando porque não conseguem reduzir a velocidade. “A implantação da área de escape na Serra do Marçal será muito importante para evitar mortes e também para garantir a segurança de centenas de ciclistas que trafegam todos os dias pela rodovia”, concluiu Tiago Correia.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *