20 de abril de 2024
  • :
  • :

Ato pró-Bolsonaro em São Paulo foi quatro vezes maior que ato da oposição

Ato pró-Bolsonaro em São Paulo foi quatro vezes maior que ato da oposição

O número de pessoas no único ato a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na cidade de São Paulo foi pouco mais de quatro vezes maior do que o total de manifestantes nos três protestos contra o governo realizados na capital paulista nas últimas semanas.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), a manifestação contra Bolsonaro neste sábado (2) reuniu 8 mil pessoas em São Paulo. Se somada aos protestos contra o presidente dos dias 7 e 12 de setembro, a oposição mobilizou cerca de 29 mil pessoas na mais populosa cidade do país.

No único ato pró-Bolsonaro, realizado também em 7 de setembro, dia da Independência do Brasil e que contou com engajamento do próprio presidente, a avenida Paulista recebeu cerca de 125 mil pessoas, segundo o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) do Estado de São Paulo. Ou seja, um público 4,3 vezes maior do que a soma das manifestações de oposição.

Na ocasião, Bolsonaro esteve presente na Paulista e discursou para os seus apoiadores, atacando principalmente o STF (Supremo Tribunal Federal) e defendendo o voto impresso nas eleições de 2022.

Exceção ao ato contra Bolsonaro em SP no dia 7, todos os outros tiveram dimensão nacional e mobilizaram simpatizantes às respectivas causas em todos os estados e no Distrito Federal — em todas as ocasiões, São Paulo reuniu o maior número de manifestantes.

A estimativa da SSP-SP é baseada em imagens aéreas, análise de mapas e georreferenciamento, determinando a extensão do movimento no local, bem como nas áreas adjacentes. Ainda de acordo com o órgão, todas as manifestações foram pacíficas, sem ocorrências graves.

Em 7 de setembro, opositores ligados à esquerda organizaram uma manifestação contra o presidente no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, que reuniu 15 mil pessoas, segundo a SSP. O grupo pedia pelo impeachment do presidente, destacando, principalmente, a gestão da pandemia feita por Bolsonaro.

Já em 12 de setembro a manifestação foi organizada pelo Movimento Brasil Livre (MBL), Vem Pra Rua e Livres, e contou com 6 mil pessoas na Avenida Paulista, segundo a SSP. A pauta também foi o impeachment de Bolsonaro e mais vacinas contra a Covid-19.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *