25 de abril de 2024
  • :
  • :

Sindicato dos Servidores Municipais pede segurança para profissionais de saúde

Sindicato dos Servidores Municipais pede segurança para profissionais de saúde

Excepcionalmente, a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Salvador ocorreu na sessão ordinária desta terça-feira (5). Tradicionalmente, o espaço aberto acontece às segundas-feiras. Neste espaço destinado a representantes da sociedade civil organizada, um dos pronunciamentos foi de Everaldo Alves de Oliveira Braga, presidente do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (SINDSEPS). O outro foi de Alysson Queiroz Mustafá, presidente do Sindicato dos Professores do Estado da Bahia (SINPRO/BA).

Ele denunciou as “violências físicas, psicológicas e verbais que os profissionais que trabalham nas unidades de saúde do município de Salvador vêm sofrendo”. Informou que recentemente Shirley Reis Pereira, funcionária da saúde municipal e irmã do vereador George Reis “O Gordinho da Favela” (PSL), foi agredida fisicamente com um soco em uma unidade de saúde na região da Boca do Rio.

Por conta do ocorrido, o vereador apresentou ao Executivo Municipal a proposta de instalação de equipes de segurança dentro das unidades de saúde de Salvador. O projeto de indicação sugere que a presença de vigilantes é necessária para resguardar a integridade física dos profissionais que trabalham na linha de frente da saúde.

Everaldo Braga afirmou que na semana passada servidores da saúde foram vítimas de furto no Doron. “Diversas unidades têm sido arrombadas. Faz-se necessário o monitoramento eletrônico e a segurança nas unidades de saúde do município. Pois o patrimônio público precisa ser protegido, assim como o servidor público”, disse o dirigente sindical.

O vereador Daniel Alves (PSDB) afirmou que a segurança pública é uma atribuição do Governo do Estado da Bahia. “Temos hoje muitas falhas na segurança pública na Bahia”, destacou.

Já o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) frisou que a segurança do patrimônio público, como as unidades de saúde, é uma atribuição da Guarda Municipal. “A agressão da irmã do vereador Gordinho da Favela é a ponta de um iceberg”, frisou. “Temos um déficit de guardas municipais na cidade. E devemos combater essas situações ocorridas nas unidades de saúde do município com ações como a convocação de mais guardas municipais que passaram por concurso público”, pediu o parlamentar.

Paulo Freire – A importância da celebração do centenário do patrono da educação brasileira, Paulo Freire, que nasceu em Recife (PE), em 19 de setembro de 1921, marcou o pronunciamento de Alysson Queiroz Mustafá, presidente do SINPRO/BA. “O momento é adequado para discutirmos o legado de Paulo Freire”, ressaltou Mustafá.

Ainda em seu pronunciamento, frisou que “cabe ao poder público tratar a educação como um fator importante para uma sociedade igualitária e justa”.

A líder da oposição, vereadora Marta Rodrigues (PT), avaliou que é necessária a discussão sobre o legado de Paulo Freire num momento de “desmonte por alguns setores da sociedade acerca deste símbolo da educação”.

Foto: Divulgação/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *