25 de abril de 2024
  • :
  • :

Veleiro baiano vence Regata Recife-Fernando de Noronha na classe ORC

Veleiro baiano vence Regata Recife-Fernando de Noronha na classe ORC

O veleiro Marujo’s, sob o comando dos velejadores Wallace e Gerald Wicks, superou condições adversas e conquistou o primeiro lugar, na classe ORC, na Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno). O veleiro baiano, campeão quatro vezes da tradicional regata, chegou ao arquipélago de Fernando de Noronha depois de 35 horas de travessia. Considerada a maior regata oceânica da América Latina, a REFENO tem um percurso de 300 milhas náuticas entre o Marco Zero (Recife), local de partida, e a chegada no Mirante do Boldró (Fernando de Noronha). A largada foi no último dia 25 e na quarta-feira passada, dia 29, aconteceu a cerimônia de premiação em Noronha.

Na tripulação do barco Marujo’s, além dos irmãos Wicks, de Salvador, estavam Agatha Wicks (Salvador),  Dorival Rizzato  (Salvador), Daniel de Avila  (SP), Francesco Colombo (Porto Alegre), Dabilson Victor Vasconcelos (Salvador), Cristiane Peres Soriano (SP) e José Tranjan (Fort Collins, EUA). 

“Enfrentamos velocidade de vento de 14 a 16 nós nas primeiras cem milhas da travessia, o mar estava com ondas grandes e sequenciadas. Ao anoitecer, os ventos aumentaram com rajadas de até 25 nós, fazendo as ondas crescerem e o mar ficar mais agitado. Com o vento forte e constante, toda tripulação se molhou”, explicou o capitão Wallace Wicks. “Ao se aproximar da ilha de Noronha, o mar ficou bastante agitado também, com ondas em diversas direções e isso exigiu muito esforço para manter o rumo da embarcação”, revela o timoneiro Wallace. Já perto da linha de chegada, ao encostar na ilha, o vento diminuiu e o mar ficou bem tranquilo, permitindo a toda tripulação apreciar a paisagem do arquipélago.

A bordo do Marujo’s, os irmãos Wicks velejam em família há muito tempo e acumulam títulos importantes em regatas pelo Brasil. O veleiro Marujo’s, que tem como patrocinador oficial a Z6 Náutica, também já ficou em primeiro lugar três vezes na Regata Salvador – Ilhéus e foi campeão baiano de Vela de Oceano seis vezes. Dentre os títulos, destacam-se também o terceiro lugar no Sul Americano de Vela Oceânica (2011) e a terceira colocação na Semana de Vela de Ilhabela (2011 e 2019). 

Para participar da regata, o veleiro Marujo’s contou também com o apoio da Blu Protetor Solar, Guccier Óculos Sports e Nautiq Sacola Estanque.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *