16 de abril de 2024
  • :
  • :

Sempre lança campanha de arrecadação de alimentos para instituições de Salvador

Sempre lança campanha de arrecadação de alimentos para instituições de Salvador

Em celebração ao Dia Mundial da Alimentação, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) realiza uma programação especial com arrecadação de alimentos, que serão doados às 460 instituições cadastradas no Banco de Alimentos Prato Amigo. Além disso, no sábado (16), em alusão à data comemorativa, os Restaurantes Populares irão funcionar com distribuição de refeições para a população. A lista com os locais de arrecadação, que seguirá até a sexta-feira (15), pode ser encontrada no site www.sempre.salvador.ba.gov.br/doacao-de-alimento/.

De acordo com o secretário da Sempre, Kiki Bispo, a programação foi pensada para sensibilizar e conscientizar sobre a importância de uma alimentação equilibrada para formar cidadãos saudáveis. “É muito mais que uma questão estética. Quem come bem adoece menos e fica mais ativo e disposto para trabalhar e aproveitar a vida”, pontuou.

“É também por isso que intensificamos a campanha de doação de alimentos para o Prato Amigo. Distribuímos uma média de 30 toneladas por mês. Com a pandemia, a procura por doações aumentou muito e nós continuamos focados em garantir a segurança alimentar das pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza da nossa cidade”, completou Bispo.

Também neste mês, através da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), será iniciado o projeto Comer Melhor Sempre, que vai percorrer os equipamentos socioassistenciais do órgão e instituições vinculadas ao Prato Amigo. A intenção é levar para a população informações sobre a importância da alimentação saudável e ensinar sobre o aproveitamento integral dos alimentos, evitando desperdícios.

Restaurantes populares – Os Restaurantes Populares Cuidar em Pau da Lima e São Tomé de Paripe funcionam das 11h às 13h30, de segunda à sexta-feira, exceto feriados. As duas estruturas distribuem, juntas, 875 refeições de alimentos em quantidade adequada e nutricionalmente balanceada, além de orientações para realizar a higiene pessoal.

Prato Amigo – O Prato Amigo desenvolve um trabalho de combate ao desperdício de alimentos em Salvador, com serviços de coleta e distribuição do montante para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. A unidade do programa Prato Amigo funciona na Rua da Polêmica, 369, Parque Bela Vista, no bairro de Brotas.

O equipamento conta com um galpão de 580 m², câmara fria para armazenar alimentos congelados, e ainda possui uma estrutura para recepção, higienização e triagem. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Quem tiver o interesse em doar ou ser um beneficiário do programa, deve entrar em contato pelo telefone (71) 3328-1345.

Foto: Vitor Santos/Sempre




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *