28 de março de 2024
  • :
  • :

Geraldo Júnior propõe a criação de bibliotecas digitais em Salvador

Geraldo Júnior propõe a criação de bibliotecas digitais em Salvador

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior (MDB), apresentou o Projeto de Lei nº 247/2021, que propõe a criação da Biblioteca Digital, com a finalidade de democratizar o acesso à informação com a disponibilização de livros e outras publicações de domínio público em formato virtual.

O acervo deverá estar disponível para acesso nas escolas públicas municipais para suprir eventual ausência de biblioteca física e proporcionar novos meios de acesso ao mundo literário.

Conforme o projeto, a gestão da Biblioteca Digital ficará responsável pela inserção de todo o acervo bibliográfico disponível nas bibliotecas municipais. O usuário poderá ter acesso ao livro e saber se o mesmo está disponível para empréstimo, quando esse não estiver disponível em formato digital.

“São importantes as iniciativas em prol da modernização dos serviços públicos, especialmente no que diz respeito às bibliotecas públicas e ao conteúdo das obras nelas contidas. Trata-se de uma ferramenta importante que, no mundo virtual em que vivemos hoje, vai contribuir para fazer com que a criança e o adolescente ganhem gosto pela leitura, diferente dos dias atuais em que ficam mais envolvidos em outras atividades proporcionadas pela própria internet”, disse o parlamentar.

Para Geraldo Júnior, as bibliotecas digitais têm se configurado como um novo paradigma no que se refere à democratização do acesso à leitura e à informação.

“Apresentam um enorme potencial no sentido de superar barreiras geográficas e físicas, uma vez que seu conteúdo pode ser acessado a qualquer tempo e em qualquer local, permitindo aos seus usuários o acesso através de dispositivos como celulares, tablets e notebooks, dentre outros”, frisou Geraldo Júnior.

Foto: Divulgação/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *