24 de abril de 2024
  • :
  • :

Servidores da Transalvador participam de campanha de doação de sangue

Servidores da Transalvador participam de campanha de doação de sangue

Com o objetivo de salvar vidas e aumentar o estoque de bolsas de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) realizou uma campanha de doação de sangue durante dois dias (25 e 26), na unidade do hemocentro, na Vasco da Gama. Durante a mobilização, que acontece na Semana Nacional do Doador de Sangue, cerca de 50 agentes de trânsito e demais colaboradores do órgão participaram da ação.

Os servidores, que normalmente salvam vidas nas vias da capital baiana, aderiram à campanha a fim de contribuir para a sobrevivência de pessoas que necessitam de transfusão de sangue. O superintendente de Trânsito de Salvador, Marcus Passos, destacou a responsabilidade social dos agentes e falou sobre a importância da ação.

“A Transalvador não poderia estar de fora desta semana nacional de mobilização. É uma ação importante para todo mundo, por isso a campanha teve uma ótima adesão. Entendemos que o ato de doar sangue é um ato de amor. Então, não só os agentes, mas os servidores do órgão, em geral, foram incentivados a vir em massa para dar a sua contribuição, doando sangue e salvando vidas. Não dói, não prejudica a saúde, muito pelo contrário, renova o sangue e possibilita a sobrevivência de outras pessoas”, afirmou Passos.

O diretor geral do Hemoba, Fernando Araújo, ressaltou a importância da mobilização para salvar vidas. “Enquanto gestor da área de saúde, entendo que todo doador importa. As ações de incentivo de doação de sangue de órgãos da Prefeitura são importantes e muito bem-vindas. Essa semana, tivemos um fluxo de doação intenso, foi um sucesso. Teve um dia com mais de 300 doações, o que é um marco, sobretudo durante a pandemia. Então, enxergamos esse movimento de forma muito positiva. O que importa, é salvar vidas, e é isso que queremos”.

Participando da ação pela primeira vez, o agente de trânsito Diego Moleiro falou sobre a felicidade de cumprir o papel social como doador. “Tenho pessoa da família que precisou de doação de sangue, e por isso sei da importância do ato. No nosso dia a dia, presenciamos muitos acidentes, e sabemos que muitas das vítimas precisam de sangue para garantir a sobrevivência. Então, hoje me sinto feliz.”

Com o tipo de sangue O-, o agente André Camilo, além de doar sangue, aproveitou a ocasião para realizar o cadastro de doação de médula óssea. “Por ter um tipo menos comum, faço questão de doar sempre, para estar ajudando a quem precisa. Inclusive, vou aproveitar o momento para fazer a inclusão no cadastro de doador de medula óssea. É uma ação muito positiva, que sem dúvida, contribui para salvar vidas.”

Demais órgãos – As ações alusivas à Semana Nacional do Doador de Sangue acontecem até sábado (27), em diversas unidades da Hemoba em todo o estado, e contarão com coletas externas, horários diferenciados e atrações culturais e incentivar novas doações. Para animar os presentes, a Banda Guardiões da Cidade, formada por músicos da Guarda Civil Municipal (GCM), se apresentou na sede do hemocentro.

“Enquanto agente de segurança pública, temos uma responsabilidade social, trabalhamos com a prevenção à violência e incentivamos boas ações, isso mostra o lado humano do operador de segurança. Então, nos fazemos presentes não apenas nas operações, mas também queremos nos mostrar em ações como essa. Por isso, nós ficamos muito felizes em participar desses momentos, trazendo música, alegria e descontração, ajudando a salvar vidas”, salientou o guarda municipal e integrante da banda, Ubirajara Azevedo.

Na segunda-feira, os servidores da Defesa Civil de Salvador (Codesal) compareceram à sede do Hemoba para doar sangue, atendendo ao apelo da fundação para ampliar o estoque de hemoderivados. Ao todo, 20 voluntários do órgão se juntaram à mobilização.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *