10 de maio de 2024
  • :
  • :

Rio Vermelho terá quatro dias de Natal Cultural

Rio Vermelho terá quatro dias de Natal Cultural

O bairro do Rio Vermelho ganha, de 9 a 12 de dezembro, uma programação intensa e gratuita que irá celebrar o nascimento de Jesus, de um jeito que tem tudo a ver com a alma do bairro. É o Natal Cultural Rio Vermelho, que terá Concertos de Natal, com as orquestras Sergio Benutti e Zeca Freitas, apresentações especiais dos corais Ecumênico da Bahia, sob a regência do maestro Angelo Rafael e Pentágono, sob a regência do maestro Carlos Veiga Filho, shows de Cláudia Cunha e Alexandre Leão, além de programação infantil e feira de artesanato (Feira da Sé).

E tudo acontecerá no Largo da Mariquita, que ganhará decoração natalina especial, e que estará pronta para receber o público de todas as idades com o objetivo de dar força ao movimento de retomada da cidade e celebrar final de uma ano difícil para toda a humanidade. O Natal Cultural do Rio Vermelho tem patrocínio da Rede de Saúde Mater Dei, apoio da Prefeitura de Salvador e realização do Sesi Bahia e Sole Produções.

Confira a programação:

Dia 09/12
14h às 20h – Feira da Sé
Em edição especial, a Feira da Sé acontecerá de 9 a 12 de dezembro no Natal Cultural do Rio Vermelho. Com cerca de 60 expositores, a feira dará continuidade ao seu compromisso de valorizar o mercado local de arte autoral, artigos artesanais, sustentáveis, comida de rua com identidade baiana, além de pequenos negócios ligados à economia criativa, num mix de produtos que reúne itens de moda, artesanato, artes visuais, literatura, gastronomia, música, teatro e atividades infantis.
18h30 – Coral Ecumênico da Bahia – Regência Maestro Angelo Rafael – plateia com cadeiras
Sob a regência do maestro Angelo Rafael o Coral Ecumênico da Bahia vai apresentar canções da música popular brasileira, como “Girassol” e “Encontros e Despedidas” além de um repertório de músicas clássicas e natalinas. O concerto terá como solista o tenor Gustavo Seróes e no teclado, Pedro Vieira, professor de música e maestro assistente do CEB. Fundado em 08 de dezembro de 2013 pelo Pastor Djalma Torres e pelo maestro Angelo Rafael Fonseca, o Coral Ecumênico da Bahia fez sua estreia no emblemático 21 de janeiro (Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa), na Reitoria da UFBA. Desde então, o grupo interpreta um repertório cuidadosamente selecionado que contribui para o desenvolvimento do diálogo inter-religioso, o fomento da diversidade cultural e a promoção dos direitos humanos.
19h30 – Concerto de Natal com a Orquestra Sergio Benutti – plateia com cadeiras
O concerto da Orquestra Sergio Benutti é composto por uma seleção de músicas natalinas e de um repertório tradicional das grandes orquestras, que era executado nos bailes e shows das big bands, do Século XX. No programa, composições como “Moonlight Serenade”, “Love is a Many Splendored Thing” e “It’s a Wonderful Word”, “Fascinação”, “Tico Tico no Fubá”, “La Virgem de Macarena”, “A Banda”, e uma seleção especial de músicas de Natal.

Dia 10/12
14h às 20h – Feira da Sé
18h30 – Coral Ecumênico da Bahia – Regência Maestro Angelo Rafael – plateia com cadeiras
19h30 – Concerto de Natal com a Orquestra Zeca Freitas – plateia com cadeiras
O maestro já anunciou! Zeca Freitas e Orquestra vão tocar para o espírito do Natal, músicas que falam do nascimento de Jesus e das tradições natalinas, como “Gingle Bell” e “Noite Feliz”. Mas parte do repertório também será composto por músicas que tocam o coração de todos, como “Proposta” e “Emoções”, de Roberto Carlos e “Hey Jude” e “Imagine” dos Beatles.

Dia 11/12
14h às 20h – Feira da Sé
18h – Coral Pentágono – Regência Maestro Carlos Veiga Filho – plateia com cadeiras
O Pentágono Grupo Vocal foi criado em 2006 e é dirigido pelo maestro Carlos Veiga Filho desde sua formação. Hoje, formado por 18 cantores e cantoras, o grupo trabalha arranjos a três e quatro vozes, em e com canções que buscam valorizar a música brasileira e especialmente a música baiana.Os cantores são profissionais de diversas áreas de atuação e têm a música como um ponto de interesse em comum. O maestro Carlos Veiga Filho é graduado pela UFBA e atua na regência de corais desde 2000.
19h30 – Show de Cláudia Cunha – plateia com cadeiras
A noite do Rio Vermelho promete se iluminar com o canto claro e afiado dessa que é considerada hoje uma das melhores vozes da música produzida na Bahia – Claudia Cunha – num show que celebra o calor e luminosidade da estação. O show “Solar” é dedicado ao repertório de uma das vozes mais luminosas da MPB em sua fase mais tropicalista – Gal Costa – além de seus parceiros de movimento e geração: Caetano, Gil, Moraes, Jorge Ben Jor, Rita Lee e outros. Acompanham Claudia Cunha, Alex Mesquita (guitarra), Yacoce Simões (teclados), Marcelo Rocha (baixo) e Victor Brasil (bateria)

Dia 12/12
14h às 20h – Feira da Sé
18h – Coral Pentágono – Regência Maestro Carlos Veiga Filho – plateia com cadeiras
19h30 – Show de Alexandre Leão – plateia com cadeiras
Alexandre Leão se sente em casa ao tocar no Rio Vermelho. Não é para menos. Há 16 anos realiza com sucesso seu show semanal na Varanda do Teatro do Sesi Rio Vermelho. E é neste clima de quem é de casa e quer celebrar que ele fará o show que encerrará o Natal Cultural do Rio Vermelho. No repertóri, um passeio pela boa música baiana, com parada em alguns dos seus maiores sucessos e muita alegria. Tocam com Alexandre Leão, Samuela Cabral (teclados), Israel Ramos (baixo) e Joceval Santana (bateria).

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *