28 de março de 2024
  • :
  • :

Hackers tiram do ar o site do Ministério da Saúde

Hackers tiram do ar o site do Ministério da Saúde

O site do Ministério da Saúde foi invadido na madrugada desta sexta-feira (12), e saiu do ar. Ao tentar acessar o portal, os usuários estão encontrando o recado: “Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB (Terabyte) de dados está (sic) em nossas mãos”. Plataformas como DataSUS, Painel Coronavírus e Conecte SUS também foram atingidas. O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque cibernético.

No topo da página, há um aviso de “ransomware” (software intencionalmente feito para causar danos a um servidor). Ou seja, está tendo a restrição do acesso ao sistema, infectado com uma espécie de bloqueio. Além disso, os responsáveis pedem para que seja feito um contato através de uma conta do Telegram ou e-mail, “caso queiram o retorno dos dados”.

Geralmente quando isso acontece, o pedido de “resgate” para restabelecimento do acesso é feito em criptomoedas (moeda virtual).

Nas redes sociais, há diversos relatos de pessoas preocupadas com o desaparecimento de seus dados no Conecte SUS, o que pode comprometer a comprovação do certificado da vacina contra a covid-19, por exemplo.

Até o momento, não há informações sobre como o ataque foi realizado e a página com o recado continua no ar. O Ministério da Saúde também ainda não se pronunciou.

O DataSUS é um órgão da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, com a responsabilidade de coletar, processar e disseminar informações sobre saúde. Já o Painel Coronavírus traz o mapeamento da doença no País.

Foto: Reprodução




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *