27 de abril de 2024
  • :
  • :

Força Aérea Brasileira transporta alimentos para vítimas das chuvas na Bahia

Força Aérea Brasileira transporta alimentos para vítimas das chuvas na Bahia

A Força Aérea Brasileira (FAB) transporta, nesta sexta-feira (17), cerca de 30 toneladas de donativos alimentícios (perecíveis e não-perecíveis) para atender às populações mais atingidas pelas enchentes nas cidades do extremo sul da Bahia. Pela manhã, uma aeronave KC-390 Millennium do Esquadrão Zeus (1º GTT) decolou da Base Aérea de São Paulo (BASP) carregado com 15 toneladas de doações feitas pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). Para as 16 horas, está prevista mais uma decolagem com outras 15 toneladas de alimentos.

A ação integra a cooperação mútua entre o Ministério da Defesa, o Ministério da Saúde e o Ministério do Desenvolvimento Regional para apoiar os municípios atingidos pelas chuvas. Na quinta-feira (16), a aeronave FAB 2854 já havia transportado outras 15 toneladas até Teixeira de Freitas (BA), totalizando, nos dois dias, aproximadamente 45 toneladas de donativos.

Ainda nesta sexta-feita (17), a FAB também transporta uma carga de 23 toneladas de alimentos não perecíveis pelo modal terrestre, em uma carreta do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA).

Ajuda humanitária – A fim de apoiar na ajuda humanitária, a FAB já empregou sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de Brasília (DF), uma aeronave H-36 Caracal, operada pelo Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), que decolou com uma comitiva do Poder Executivo para realizar um voo com o objetivo de avaliar a situação. Um helicóptero H-60L Black Hawk do Esquadrão Pantera (5º/8º GAV) também foi engajado. Já o C-130 Hércules operado pelo Esquadrão Gordo (1º/1º GT) transportou aproximadamente 2,5 toneladas de medicamentos.

Texto e foto: Imprensa/FAB




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *