29 de abril de 2024
  • :
  • :

Companhias de cruzeiros cancelam operações no Brasil até 21 de janeiro

Companhias de cruzeiros cancelam operações no Brasil até 21 de janeiro

As companhias de cruzeiros suspenderão suas operações no Brasil até o próximo dia 21, segundo comunicado feito nesta segunda-feira (3) pela Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia).

A decisão tem consonância com o posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que reforçou a “urgência” em acabar com temporada de cruzeiros após surtos de covid em navios.

Um dos casos base para a decisão de suspensão aconteceu em Salvador. No Costa Diadema, houve 68 casos e o navio ficou atracado na capital baiana com 4 mil pessoas em quarentena desde o último dia 30. Ele atracou em Santos nesta segunda, para desembarque dos passageiros, e teve as próximas duas viagens canceladas pela Anvisa.

A lista integra ainda o Splendida, com 78 infectados em uma viagem de réveillon e a embarcação atracou às pressas no Porto de Santos, no último dia 30. Os passageiros tiveram de ficar isolados em suas cabines.

Uma nova viagem seria iniciada no último domingo, mas a Anvisa cancelou o embarque de cerca de 2 mil passageiros que esperaram por horas para entrar no navio. E o Splendida entrou em quarentena.

Já o Preziosa, teve 28 infectados, que desembarcaram no Rio, e foi liberado para seguir viagem no último domingo (3), após 8 horas de atraso do embarque.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que uma decisão “a nível de governo” sobre a recomendação da Anvisa está sendo tratada sob a coordenação do gabinete civil da Presidência da República, pelos ministérios da Saúde, da Infraestrutura e da Justiça.

“Nós tínhamos uma portaria que oferecia segurança para realização dos cruzeiros e previa situações como essa, de ter casos de Covid. Ali já tinha toda a normativa”, afirmou o ministro, na tarde desta segunda.

Foto: Max Haack/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *