25 de abril de 2024
  • :
  • :

Espetáculos portugueses desembarcam no Festival Lusoteropolitana

Espetáculos portugueses desembarcam no Festival Lusoteropolitana

O Festival Lusoteropolitana chega à segunda semana com apresentações portuguesas. O projeto, que conta com produções do Brasil e Portugal, promove um encontro multiartístico e um intercâmbio com a cultura lusitana em Salvador.

O ator, produtor e diretor português, Simão Barros, da Cooperativa Artística da Raia Beira (CARB) de Portugal, desembarca na capital baiana para apresentar a leitura dramática de “Amor(es)”, obra que se constrói numa lógica de reflexão aberta e vinculada às várias formas de amor que os indivíduos experienciam ao longo da vida. Com a participação da atriz e cantora Ana Barroso e do ator João Guisande, na quarta (12), às 20h. Evento gratuito, com senhas distribuídas a partir de 19h no Teatro Sesi Rio Vermelho.

Entre sexta (14) e domingo (16), Simão Barros continua sua ocupação, atuando no espetáculo “(a)Deus de Sofia – Apologia de um novo Éden”, com texto e encenação de Miguel Fonseca, e cenografia e operação técnica de Luís Canário Rocha. A encenação “fala acima de tudo da ilusão da Identidade, do quanto de nós devemos aos que nos rodeiam. O Conhecimento, a Arte, as Relações, a Humanidade, Deus, a Religião e a Sociedade são debatidos por um Homem completamente Só e por isso mesmo incompleto”. A leitura dramática e as apresentações de Simão fazem parte do projeto “Alexandria na Bahia” que possui o apoio do Impacta – Investimento Municipal em Projetos e Atividades Culturais, Territoriais e Artísticas do Município de Guimarães – Portugal.

No dia 14, às 21h, ocorre o lançamento do livro “As solas dos pés do meu avô”, de Tiago D Oliveira, que também trará o livro “Mainha” para ser relançado para o público baiano. O evento terá a participação do compositor Gabriel Póvoas, que musicou parte das obras expostas.

As crianças poderão assistir à apresentação do musical “Hora de recreio”, com direção de Luiz Bandeira da Cia Gente de Teatro da Bahia, que segue em cartaz dias 15 e 16, sábado e domingo, às 16h. O espetáculo reconta clássicos da literatura infantil discutindo preconceitos, discriminação, cuidado com o meio ambiente e a importância dos estudos.

Nesse fim de semana, ocorrem atividades formativa presenciais com a oficina “Sim, e… Aceita o algo além da palavra sim”, no Teatro Sesc Pelourinho, ministrada por Daniela Chávez, diretora, professora e pesquisadora da linguagem de improvisação teatral. Na oficina, serão abordados processos de criação espontânea. As inscrições ocorrem até a quarta-feira (12). Já a oficina “Teatro físico”, ministrado pelo ator e diretor Fabio Vidal, tem sua inscrição até o dia 14 de janeiro. As inscrições podem ser realizadas por meio do formulário disponível no link: (https://linktr.ee/festivalusoteropolitana).

A partir desse fim de semana, obedecendo aos decretos estaduais e aos protocolos de segurança haverá ocupação reduzida a 50% da capacidade do Teatro Sesi Rio Vermelho. Para ter acesso às atividades de Lusoteropolitana, será obrigatório, aos maiores de 12 anos, apresentar a carteira de vacinação física ou comprovante vacinal digital (municipal ou federal).

O Festival Lusoteropolitana é realizado pela Cia de Teatro Improviso Salvador, Território Sirius Teatro e Vixe Cia de Teatro, coproduzido pelo Sesi e Sesc Bahia, com apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM). Outras informações podem ser obtidas por meio do perfil do projeto no Instagram ou Facebook (@lusoteropolitana) e pelo site www.teatrosesiriovermelho.com.br. Os ingressos podem ser adquiridos no Sympla por R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Programação

Dia 12 (quarta), às 20h – Leitura dramática de “Amor(es)”, direção de Simão Barros (CARB – Portugal), no Teatro Sesi Rio Vermelho.

Dias 14 a 16 (sexta a domingo), Às 20h – Apresentação de “(a)Deus de Sofia – Apologia de um novo Éden”, com Simão Barros (CARB – Portugal), no Teatro Sesi Rio Vermelho.

Dia 14 (sexta) às 21h – Lançamento do livro “As solas dos pés do meu avô” e relançamento do Livro “Mainha” de Tiago D Oliveira, com participação de Gabriel Póvoas, no Teatro Sesi Rio Vermelho.

Dias 15 e 16 (sábado e domingo), às 16h – Apresentação de “Hora de recreio”, da Cia Gente de Teatro da Bahia, no Teatro Sesi Rio Vermelho.

Dias 15 e 16 (sábado e domingo), entre 9h e 12h – Oficina “Sim, e… Aceitação algo além da palavra sim” com Daniela Chávez, no Teatro Sesc Pelourinho.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *