23 de abril de 2024
  • :
  • :

Setor hoteleiro de Salvador fecha 2021 com 45,6% de ocupação, diz ABIH-BA

Setor hoteleiro de Salvador fecha 2021 com 45,6% de ocupação, diz ABIH-BA

O ramo hoteleiro de Salvador fechou 2021 com 45,61% de ocupação média, de acordo com dados apurados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA). O índice é o segundo menor dos últimos 10 anos e reflete o impacto sentido pelo setor desde que a pandemia alterou a dinâmica do turismo na capital baiana.

A pior média anual de ocupação nos hoteis em Salvador foi registrada em 2020, quando a pandemia da Covid-19 derrubou a taxa média de ocupação para 37,40%. Somente no início do mês de março daquele ano, as reservas nos hotéis tiveram queda de 30%, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo.

Um exemplo de quem sofreu com esse cenário foi Renata Prosérpio, sócia-gerente do Casa Di Vina Boutique Hotel, localizado no bairro de Itapuã.

“Houve um impacto muito forte sobre o turismo em geral, mas, em particular, na hotelaria. A partir do dia 15 março de 2020, nosso hotel sofreu com uma enxurrada de cancelamentos de reservas”, disse.

Em abril de 2020, a rede hoteleira da capital baiana praticamente paralisou as atividades em meio às medidas de restrição social para combater o coronavírus em todo o país. À época, 95% dos hotéis da capital baiana chegaram a ser fechados, segundo informações da Federação Baiana de Alimentação e Hospedagem (FeBHA). Para reduzir gastos, os donos dos estabelecimentos deram férias de 15 ou 30 dias aos funcionários, além de terem demitido muitos que estavam em período de experiência.

No hotel administrado pela empresária Renata Prosérpio, as portas não foram fechadas, porém, houve redução drástica na procura por reservas. Ela destaca que o pior mês para o empreendimento foi abril de 2020, quando a ocupação média despencou para 11,23%.

“Essa situação perdurou até mais ou menos setembro, quando as pessoas começaram a ter um pouco mais de segurança. Incorporamos protocolos como uso de máscaras, distanciamento social, uso do álcool em gel, entre outros”, complementou.

Conforme os dados divulgados pela ABIH-BA, a melhor média anual nos últimos 10 anos foi registrada em 2019, quando o setor fechou o ano com 62,4% na taxa de ocupação.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *