18 de abril de 2024
  • :
  • :

Salvador Tech promove inclusão digital com capacitações gratuitas on-line

Salvador Tech promove inclusão digital com capacitações gratuitas on-line

Embora registre uma ampla demanda no mercado de trabalho, a falta de profissionais qualificados em tecnologia ainda é um entrave para o crescimento do setor. Na capital baiana, a plataforma salvadortech.salvador.ba.gov.br , lançada pela Prefeitura na última quarta-feira (9), pretende mudar essa realidade, promovendo a inclusão digital e social dos cidadãos, através da oferta de cursos gratuitos

A iniciativa conta com o apoio de entes privados e terceiro setor. Um deles é o Senai/Cimatec, que está entre os mais avançados centros de educação tecnológica do país. Para Flávio Marinho, gerente executivo da instituição, a nova iniciativa municipal chega para incentivar a população a ingressar num polo econômico, que hoje é um dos maiores geradores de emprego e renda.

“A plataforma Salvador Tech é uma peça fundamental e necessária para transformar a cidade em exportadora de tecnologia, além de fazer com que talentos qualificados e muito bem formados se mantenham e residam aqui”, explicou.

Marinho anunciou também que, naturalmente, a nova ferramenta vai se conectar com várias outras iniciativas, que estão em discussão e implementação, com a parceria entre a Prefeitura e Senai/Cimatec.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), órgão que coordena o Salvador Tech, o programa nasce oferecendo, inicialmente, 80 cursos on-line, com carga horária que varia de 20h a 30h. O número de capacitações tende a crescer conforme a adesão de novos parceiros.

Oportunidades – No portal, os usuários podem buscar capacitações em quatro trilhas de aprendizagem (básica, carreiras, softskill/habilidades interpessoais e técnicos), tendo como opções diversas áreas, a exemplo de português e gramática, estatística, funções, inglês, lógica de programação, gerenciamento de projetos, tendência e inovação, tecnologia e inovação, entre outras. Na plataforma, os inscritos também podem consultar as oportunidades disponíveis e se candidatar aos processos seletivos de empresas.

“São cursos gratuitos para que as pessoas escolham uma carreira tecnológica. Às vezes, há o estereótipo de que é difícil, que tem muita matemática. Não é verdade. Qualquer pessoa pode começar a estudar. A plataforma é um excelente primeiro passo para as pessoas vislumbrarem novas oportunidades”, destaca o fundador da Cubos Academy, José Messias Jr.

O engenheiro-chefe de Desenvolvimento de Produto da Ford, Gustavo Schiavotelo, ressaltou que a empresa também está inserida nesse ecossistema digital que o Salvador Tech está abrangendo, dando à população acesso à educação de qualidade. “Salvador é bem conhecida pelo turismo e outras grandes qualidades, mas é possível crescer nesse cenário tech, onde há grandes talentos, oportunidades para brilhar e criar soluções de impacto local e global”, acrescenta o executivo.

Transformação – Foi durante a passagem pelo programa Jovem Aprendiz Empreendedor, iniciativa do Parque Social que capacita e encaminha jovens para atuarem em órgãos da Prefeitura, que a jovem Alessandra de Jesus decidiu dar um passo à frente na vida profissional, ingressando na área tecnológica.

“Consegui uma bolsa integral, por não ter como pagar um curso de desenvolvimento de programa. A tecnologia transformou minha vida. Melhorei minha autoestima e vida financeira. O jovem baiano tem muita força de vontade e sei que haverá muitos talentos que poderão usufruir dessa oportunidade, como eu”, disse ela, que atualmente é desenvolvedora júnior, na empresa Magalu.

Foto: Valter Pontes/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *