25 de abril de 2024
  • :
  • :

Cinco grupos de investidores conhecem potencial do Polo Agroindustrial do São Francisco

Cinco grupos de investidores conhecem potencial do Polo Agroindustrial do São Francisco

Uma comitiva formada por produtores catarinenses do segmento da vitivinicultura e executivos dos grupos Villas Boas, Santeno, SR Energia Renovável e Brasil Agroinvest esteve em visita à região do Médio São Francisco, na quinta-feira (17) e sexta-feira (18), onde conheceram as instalações de alguns empreendimentos em desenvolvimento no Polo Agroindustrial e Bioenergético. A missão foi liderada pelo secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Leonardo Góes que, na ocasião, representou o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, responsável pelo projeto. A visita é parte do trabalho de prospecção de potenciais investidores que vem acontecendo ao longo dos últimos três anos e atualmente acontece sob a coordenação da Secretaria do Planejamento (Seplan).

“Esse é um projeto conduzido pelo vice-governador, que visa o aproveitamento do potencial hídrico do Vale do São Francisco baiano para impulsionar o desenvolvimento e gerar milhares de empregos na região, com destaque para os municípios de Barra e Muquém do São Francisco. O objetivo do Governo de Estado é fazer a gestão dos recursos hídricos de forma sustentável, sempre considerando os diversos usos da água, como o abastecimento humano e as atividades produtivas, a exemplo da irrigação”, destacou Góes.

De acordo com o diretor de Planejamento Territorial da Seplan, Herbert de Oliveira, alguns grupos presentes já manifestaram interesse na aquisição de terras para iniciar produção agrícola, de grãos, cana-de-açúcar e fruticultura, no polo. “Estamos consolidando também a implantação da CooperBarra, Cooperativa Catarinense da Barra, um polo viticultor com 800 hectares de uva, além de instalação de vinícola e fruticultura. Outro ponto importante desta missão, é que a Vinícola Pericó vai produzir uva, vinhos, cacau e chocolate e o grupo Serrana pretende implantar em 2 mil hectares para a produção de uva, vinho, grãos e fruticultura”, relata.

Ao longo dos dois dias foram visitadas a Fazenda Cativa Agroindústria Inojosa e Tenório Ltda, no município de Igarité e as Fazendas São José, Canto da Salina, Aurora, Euroeste, além da Fazenda Escola Modelo, todas no município de Barra. O Polo Agroindustrial e Bioenergético, que está sendo implantado pelo Governo do Estado no Médio São Francisco, conta atualmente com 28 empreendimentos em fase de implantação e em análise, com potencial de gerar 60 mil empregos, diretos e indiretos, e aportar R$ 9 bilhões em investimentos na região nos próximos anos.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Ezequiel Westphal, destacou a importância do alinhamento da iniciativa do Governo do Estado na abertura de novos cursos técnicos no interior, com a política de desenvolvimento territorial. “A política do Governo do Estado na região vai se fortalecendo cada vez mais com a abertura dos cursos técnicos, os investimentos na escola da Barra, mas ao mesmo tempo nove novas escolas no modelo agro técnico e de irrigação, anunciadas pelo Governo do Estado em toda a região. Então, isso fortalece cada vez mais e caminha junto com as políticas de desenvolvimento territorial”, explica.

Foto: Divulgação/Ascom/Seplan




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *