24 de abril de 2024
  • :
  • :

HGRS recebe 180 novos residentes, entre médicos e multiprofissionais

HGRS recebe 180 novos residentes, entre médicos e multiprofissionais

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) receberá, ao longo desta semana, 180 novos residentes, sendo 117 residentes médicos e 63 residentes multiprofissionais. A programação de acolhimento aos novatos segue até sexta-feira (04), quando haverá a recepção presencial conhecida como ‘calourada’ para os enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e odontólogos.

Na manhã de quarta (02), os novos residentes médicos receberam as boas-vindas da secretária da Saúde do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro. A titular da pasta fez questão de cumprimentar, presencialmente, o grupo durante visita realizada à instituição.

No cronograma dos residentes multiprofissionais, entre outras atividades, havia a aula magna sobre políticas públicas em saúde e palestra sobre saúde mental. “É importante falar dessa temática no acolhimento para sensibilizar sobre o elevado número de residentes que desenvolvem transtornos mentais, mas, sobretudo, pela necessidade de traçarmos estratégias de enfrentamento e ratificar nosso papel enquanto formadores de saúde, demonstrando nossa preocupação com todos os aspectos que envolvem a formação em saúde, que extrapola a formação técnica”, lembra a coordenadora da Residência Multiprofissional do HGRS, Carina Picanço.

Programas de residência do HGRS – Atualmente, o Hospital Roberto Santos conta com dois programas de residências multiprofissionais (neurologia e integrada hospitalar) e sete em área profissional em saúde (enfermagem intensiva, obstétrica, neonatal, centro cirúrgico e centro de material e esterilização; fisioterapia intensiva, reabilitação neurofuncional e fonoaudiologia com ênfase em neonatologia). No total, são 46 residentes da própria instituição e 17 de outras instituições formadoras, que têm o HGRS como campo de prática – Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP).

Já os residentes médicos se distribuem nas seguintes especialidades: anestesiologia, clínica médica, cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, neurologia, neurocirurgia, ginecologia e obstetrícia, medicina intensiva, endocrinologia, endoscopia, endoscopia digestiva, gastroenterologia, radiologia e urologia.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *