24 de novembro de 2024
  • :
  • :

Braskem economiza cerca de 438 milhões de litros de água em fábrica no Polo de Camaçari

Braskem economiza cerca de 438 milhões de litros de água em fábrica no Polo de Camaçari

Nesta terça-feira, 22, é comemorado o Dia Mundial da Água, data que alerta para a importância do consumo consciente e preservação desse recurso natural, principalmente diante da atual crise hídrica. Empenhada em contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta, a Braskem investe em inovações e implantou uma série de iniciativas para aprimorar a eficiência hídrica em suas plantas.

Na Bahia, a indústria alcançou uma economia de cerca de 438 milhões de litros de água, em 2021, a partir da implantação de um projeto de redução de perdas de água de resfriamento (AGR), na unidade Q1, em Camaçari. Essa economia é equivalente ao consumo de uma cidade de 9.000 habitantes no período de um ano.

De acordo com o diretor industrial da Braskem na Bahia, Carlos Alfano, essa iniciativa ainda está em andamento e a expectativa é de que os resultados finais das melhorias implementadas no sistema entre outubro de 2021 e janeiro de 2022 possam ser amplamente observados a partir de maio deste ano. “Temos grandes desafios a vencer em alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), referentes à eficiência hídrica. Assim, vamos continuar promovendo uma gestão cada vez mais eficiente do uso da água, com iniciativas de reuso e redução de perdas no consumo, sempre observando a qualidade desse recurso natural”, pontua.

Além de diminuir as perdas de água no processo produtivo, a Braskem também alcançou, em 2021, uma redução de 9% no consumo desse recurso natural em relação aos anos de 2018 a 2020. Esse resultado é consequência de uma série de ações, que inclui o mapeamento de oportunidades de reuso da água, melhorias nas medições, modernização de válvulas, controle automático de equipamentos e implantação de estruturas para aproveitamento de água da chuva.

Referência – As diversas ações de fomento do desenvolvimento sustentável da Braskem são reconhecidas pelo mercado nacional e internacional, fazendo com que a empresa seja referência em eficiência hídrica, tornando-se uma das indústrias químicas que menos consome água no mundo, de acordo com dados do International Council of Chemical Associations (ICCA).

A Braskem também integrou o ranking de empresas líderes em gestão hídrica e de riscos climáticos do CDP (Carbon Disclosure Program) pela sétima vez consecutiva, além de alcançar a classificação máxima na “Water List” pela quinta vez consecutiva, de se manter como empresa líder na “Climate List” pela sétima vez consecutiva e em “Supply Chain” pela sexta vez consecutiva, reforçando seu engajamento e atuação de impacto positivo no tema.

Esses resultados estão alinhados aos macro-objetivos da companhia, que quer estar entre as referências em ecoeficiência operacional no setor petroquímico global.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *