19 de abril de 2024
  • :
  • :

Operação da PF desarticula quadrilha na Bahia e mais seis estados

Operação da PF desarticula quadrilha na Bahia e mais seis estados

A Polícia Federal cumpre 35 mandados de prisão preventiva, além de 46 mandados de busca e apreensão em casas e presídios na Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Santa Catarina, na manhã desta quinta-feira (24).

Dois homens foram detidos em Salvador, nas primeiras horas do dia, e serão transferidos para um presídio federal em uma aeronave da PF. Ambos já estavam em uma unidade prisional, mas continuavam no comando de uma facção criminosa, mesmo de dentro da cadeia.

Batizada de Operação Tarja Preta, a ação foi criada para combater crimes considerados graves, como homicídios, tráfico de drogas e armas de fogo, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As investigações começaram em maio de 2020, quando a polícia identificou os membros do grupo criminoso e as funções desempenhadas por eles.

Neste período, também foi identificado que ordens dos crimes eram emitidas de dentro de presídios. Os mandados foram expedidos na capital baiana, mas ainda não há detalhes de quantos serão cumpridos.

Mandados de prisão e busca são cumpridos em operação contra homicídios, tráfico e lavagem de dinheiro na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Federal

Além das prisões e busca, a Justiça também determinou a apreensão e o sequestro de bens móveis e imóveis que pertencem aos integrantes do grupo criminoso, bem como o bloqueio de 40 contas bancárias.

A Tarja Preta é comandada pela PF, com o apoio das polícias Civil e Militar, do Exército, Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e também das PMs do Mato Grosso do Sul e de Goiás.

Foto: Divulgação/PF Bahia




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *