28 de abril de 2024
  • :
  • :

Nova geomanta traz segurança a moradores de Castelo Branco

Nova geomanta traz segurança a moradores de Castelo Branco

O medo causado pelos dias chuvosos ficou no passado para os moradores da Avenida Érica, situada em Castelo Branco, após a Prefeitura instalar mais uma geomanta – a 222ª desde 2016 em Salvador. A entrega do equipamento foi realizada nesta quinta-feira (7), com as presenças do prefeito Bruno Reis e da vice, Ana Paula Matos, além do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, e demais gestores municipais.

“Esta é uma demanda da comunidade, que ficava preocupada com o risco causado pela encosta em época de chuva. Com isso, foi trazida essa solução que é utilizada em áreas de baixo e médio risco, que não tem inclinação muito acentuada. As geomantas instaladas são testadas por técnicos e engenheiros, que atestam a segurança proporcionada por elas nessas encostas”, destacou Bruno Reis.

Com investimento de R$245 mil em uma área de 1,6 mil m², a técnica de proteção de encosta que utiliza PVC e geotêxtil vai colaborar com a preservação da vida de 480 famílias, como a da agente de reciclagem Vera Lúcia Magalhães, de 62 anos, que reside no local há duas décadas. “A situação aqui era horrível, porque a gente dormia e não sabia se como ia acordar. Quando chovia o barro sempre derrapava. Era uma demanda antiga da gente e, agora, o sentimento é de alívio”, relatou.

De acordo com o diretor-geral da Codesal, a situação da Avenida Érica preocupava bastante os cidadãos. “As pessoas passavam por aqui no período chuvoso e via a terra escorregar, gerando insegurança tanto para quem mora na parte de cima da rua, quanto para as que residem na parte inferior. São ações como essa que a Prefeitura vem realizando ao longo dos anos para dar segurança a esses cidadãos residentes em áreas de risco”, destacou Macêdo.

*Escadarias* – Além da entrega da geomanta, o prefeito também autorizou a requalificação de três escadarias da localidade, incluindo aplicação de corrimão, que vão facilitar e tornar mais segura a mobilidade dos moradores. O investimento municipal para a ação é de R$104 mil.

Foto: Valter Pontes/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *