25 de abril de 2024
  • :
  • :

Parque da Cidade: Espaço Colabore ganha caixa para descarte de lixo eletrônico

Parque da Cidade: Espaço Colabore ganha caixa para descarte de lixo eletrônico

O Espaço Colabore, localizado no Parque da Cidade, no Itaigara, está recebendo lixo eletrônico para descarte através de uma caixa coletora especial, instalada em parceria entre a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), o Sebrae Bahia e o Parque Social. No local, o cidadão pode colocar eletroeletrônicos inservíveis, que serão descartados de maneira consciente junto a uma empresa responsável.

“O SebraeLab trouxe a proposta e abraçamos, colocando a caixa disponível para cidadãos que não têm onde descartar o material. Assim, podemos dar a destinação adequada ao invés de poluir o meio ambiente. É mais um equipamento para agregar o conceito de sustentabilidade que o Colabore tem”, explicou o subsecretário da Secis, Ivan Euler.

Segundo Andréa Eichenberger, engenheira sanitarista e ambiental do SebraeLab, o objetivo da caixa coletora é justamente adequar mais ainda as práticas sustentáveis do Colabore. A medida proporciona que colaboradores, funcionários, pessoas que utilizam o espaço e a sociedade como um todo evitem fazer o descarte irregular, que pode acarretar em prejuízos não só ao meio ambiente, mas também à própria saúde.

“Esses materiais normalmente têm metais pesados, como chumbo e cádmio, que são perigosos e, se absorvidos pelo organismo, podem acarretar em doenças no ser humano. Além disso, caso seja descartado de forma incorreta e enviado para um aterro sem certificação para receber esse material, pode contaminar o solo e o lençol freático”, alertou Andréa.

Materiais – A caixa recebe uma variedade de eletroeletrônicos, a exemplo de celulares e carregadores, aparelhos de DVD, calculadoras, telefones, centrais telefônicas, estabilizadores, fontes de computador, impressoras, placas diversas, nobreaks, notebooks, roteadores, scanners, servidores, pilhas e baterias, aparelhos de fax, monitores, fios e cabos.

Para o descarte de geladeira, microondas, ar-condicionado, fogão e/ou eletrodomésticos de grande porte, é preciso entrar em contato com a empresa Recicle, que fará o recolhimento. Os números são o (71) 3838-8779 e o WhatsApp (71) 99709-2027.

Colabore – O Colabore foi criado com o propósito de apoiar o desenvolvimento de negócios inovadores e de impacto, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, através de capacitações, atendimentos, mentorias e incubação. O ambiente conta com espaços coworking e de inovação, auditório e área verde.

O Colabore é composto por duas instituições: o SebraeLab e a In Pacto. O SebraeLab é um espaço de estímulo à criatividade, inovação e à experimentação, visando gerar conhecimento, conexões e inspirar o surgimento de novas soluções e modelos de negócios inovadores. Já a In Pacto é a incubadora de negócios sociais pública de Salvador, que tem por objetivo apoiar empreendedores que tenham ideias, projetos ou negócios de impacto social positivo.

Foto: Otávio Santos/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *