29 de março de 2024
  • :
  • :

Continental lança primeiros pneus com poliéster feito de garrafas PET recicladas

Continental lança primeiros pneus com poliéster feito de garrafas PET recicladas

A Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, é a primeira a incorporar em seus produtos fios de poliéster reciclados obtidos a partir de garrafas plásticas PET (ContiRe.Tex). O novo material de alto desempenho será usado pela primeira vez em cinco dimensões dos modelos PremiumContact 6, EcoContact 6 e AllSeasonContact produzidos na próxima fase de lançamento na planta da Continental em Lousada, Portugal, e será gradativamente implementada em outros mercados. Os pneus com tecnologia ContiRe.Tex possuem um logotipo especial aplicado na lateral (“Contém Material Reciclado”).

Ele substitui completamente o poliéster convencional na carcaça dessa gama selecionada, sendo que um conjunto de pneus de carro de passeio padrão utiliza o material de cerca de 40 garrafas PET recicladas.

Em setembro de 2021, a Continental revelou pela primeira vez a tecnologia ContiRe.Tex, desenvolvida internamente. Ela emprega fios de poliéster obtidos a partir de garrafas PET usadas sem quaisquer etapas químicas intermediárias e não recicladas de qualquer outra forma. Isso torna essa tecnologia muito mais eficiente em comparação a outros métodos convencionais de processamento de garrafas PET em fios de poliéster de alto desempenho. Como parte de um processo especial de reciclagem, as garrafas são classificadas e limpas mecanicamente. Após a trituração mecânica, o PET é granulado para finalmente gerar os fios de poliéster.

Os fios de poliéster feitos de PET absorvem as forças da pressão interna do pneu e permanecem estáveis mesmo sob altas cargas e temperaturas. Para tornar os pneus ainda mais econômicos e ecologicamente corretos tanto na fabricação, como no uso e também na reciclagem, a Continental está pesquisando intensamente materiais alternativos para a sua produção. Até 2050, no máximo, a empresa pretende empregar apenas materiais sustentáveis na produção de seus pneus.

Para conhecer mais sobre a linha de pneus da Continental visite www.conti.com.br.

Foto: Divulgação/Ascom




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *