27 de abril de 2024
  • :
  • :

Israel e Alemanha repudiam declaração de chanceler da Rússia sobre Hitler

Israel e Alemanha repudiam declaração de chanceler da Rússia sobre Hitler

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou em uma entrevista a um canal de televisão italiana que o ditador alemão Adolf Hitler tinha origens judaicas. A declaração causou revolta no governo de Israel, que convocou o embaixador russo no país para pedir esclarecimentos.

O governo de Israel afirmou que formalizou ao Kremlin um pedido de desculpas pela fala de Lavrov, feita no domingo (1º) durante uma entrevista ao canal Rete 4, da Itália.

Na entrevista, Lavrov foi perguntado como a Rússia poderia dizer que precisava “desnazificar” a Ucrânia – um dos argumentos de Moscou para invadir o país vizinho – se o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, é judeu.

“Acho que Hitler também tinha origens judaicas, portanto isso não significa nada”, respondeu o chanceler russo à entrevistadora.

O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennet, pediu nesta segunda-feira (2) que o Holocausto deixe de ser usado “para fins políticos”. O ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, disse que a fala é ofensiva e mentirosa.

“Os comentários do ministro Lavrov são escandalosos, imperdoáveis e um horrível erro histórico”, afirmou Lapid, que convocou o embaixador da Rússia em Israel.

A Alemanha também criticou a declaração. O porta-voz do governo alemão, Steffen Hebestreit, disse nesta segunda-feira (2) que o que Lavrov disse é uma “propaganda absurda”.

Fonte: Agências internacionais




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *