25 de abril de 2024
  • :
  • :

Papa lamenta massacre de cristãos em igreja católica na Nigéria

Papa lamenta massacre de cristãos em igreja católica na Nigéria

Pentecostes sangrento na Nigéria, onde homens armados com fuzis atiraram contra fiéis dentro de uma igreja católica no Sudoeste do país, causando a morte de várias pessoas, incluindo muitas crianças, que estavam celebrando a Solenidade. De acordo com uma reconstrução inicial, o comando teria usado explosivos. O ataque teve lugar na Igreja de São Francisco Xavier em Owo, Estado de Ondo, até então um dos mais pacíficos.

À dor geral, “enquanto os detalhes do incidente estão sendo esclarecidos”, se uniu também o Papa, como foi informado pelo Sala de Imprensa da Santa Sé. “O Papa Francisco reza pelas vítimas e pelo país, dolorosamente atingido num momento de festa, e confia ambos ao Senhor, para que envie o Seu Espírito para que os console”, refere o porta-voz Matteo Bruni.

De acordo com fontes locais, as vítimas seriam mais de quarenta. O medo agora é pelos sobreviventes que, embora imediatamente socorridos e transportados para o hospital, correm o risco de não sobreviverem devido aos ferimentos sofridos, considerando também a escassez de meios sanitários. Os médicos locais, citados por agências internacionais, relatam que muitos chegaram ao hospital já sem vida. Os apelos à doação de sangue também circulam nestas horas, especialmente através das redes sociais.

No choque geral, o temor é “que haja muitos mais mortos, muitos mais feridos, e que a Igreja tenha sido violada”, disse o padre Augustine Ikwu, diretor das comunicações sociais da diocese, numa declaração, negando as notícias que circularam nos primeiros minutos do sequestro de alguns fiéis, incluindo o pároco. Os padres estão a salvo”, explicou, “e o bispo da diocese também está com eles neste momento difícil”. É precisamente o bispo que pede neste momento de terror “para manter a calma, respeitar a lei, e de rezar pelo retorno da paz e da normalidade” na comunidade e em todo o país.

“A identidade dos agressores permanece desconhecida, enquanto a situação deixou a comunidade devastada. No entanto, por enquanto, agentes de segurança foram destacados por toda a comunidade para administrar a situação”, informa ainda o padre Ikwu. Invoca, então “a intervenção de Deus” para restaurar “a paz e a tranquilidade” no país. “Dirigimo-nos a Deus para consolar as famílias daqueles que perderam a vida neste ataque angustiante e rezamos para que as almas falecidas descansem em paz”.

Entretanto, condenação ao ataque chegou da parte do presidente nigeriano Muhammadu Buhari. Numa declaração emitida pelo seu porta-voz, Femi Adesina, Buhari afirma que espera que os agressores sofram uma dor eterna tanto na terra como após a morte. Expressando condolências às famílias das vítimas e à Igreja Católica, o chefe de Estado deu instruções às agências de emergência para entrarem em ação e prestarem socorro aos feridos. “Este país”, lê-se na declaração do presidente, “nunca se renderá ao mal e aos ímpios, e as trevas nunca vencerão a luz”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *