18 de abril de 2024
  • :
  • :

Programação sustentável celebra Semana do Meio Ambiente em Salvador

Programação sustentável celebra Semana do Meio Ambiente em Salvador

Salvador receberá, até o próximo sábado (11), uma série de atividades sustentáveis em alusão à Semana do Meio Ambiente. A programação envolve desde o plantio de mudas de árvores a ações educativas, como bate-papo e debates, além de mutirão de limpeza. Os detalhes foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis e pela titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Moraes, nesta segunda-feira (6), durante evento no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro.

O prefeito lembrou que o município tem atuado de forma contundente com atividades para o fomento de boas iniciativas para proteger o meio ambiente e conscientizar a população sobre o tema. “Todas essas ações consolidam Salvador no cenário nacional e internacional como uma das principais cidades no Brasil e no mundo com políticas voltadas para o meio ambiente. Estamos vendo ano a ano as consequências das mudanças climáticas. Todos os anos são mais recursos no nosso orçamento para mitigar os efeitos dessa mudança e para manutenção da cidade”.

Nesta segunda (6), localidades beneficiadas com o projeto de urbanização e saneamento Novo Mané Dendê, no Subúrbio, serão alcançadas com o plantio de cerca de 35 árvores. A iniciativa ocorreu no final da Via Tronco, próximo ao Parque São Bartolomeu, no bairro de Ilha Amarela, no trecho onde já foi iniciada a hidrossemeadura, visando a cobertura vegetal para proteção dos taludes. Até o fim do mês, 240 mudas no total serão plantadas na região.

*Laje Talks* – Na terça-feira (7), das 18h às 21h, a população poderá participar de um bate-papo, denominado de Laje Talks, que ocorrerá no terraço da sede da Secis, localizada na Rua da Grécia – Comércio. O evento reunirá diversos atores da sociedade civil, estudantes, pesquisadores, academia, gestores públicos, de startups e empresários, para falarem assuntos relacionados à sustentabilidade.

Nesta edição, o tema escolhido foi “Mergulhe no Laje: Os impactos nos oceanos”, no qual serão debatidos os impactos das ações humanas no planeta, com destaque para as consequências do aquecimento global e das mudanças climáticas nos mares. A estimativa é que o evento reúna cerca de 80 pessoas.

No mesmo dia, a Secis promoverá, às 17h, uma visita guiada para quem quiser conhecer toda a estrutura e práticas adotadas na sede do órgão. Os participantes terão acesso a informações sobre o funcionamento da fachada verde e calçada arborizada do edifício, assim como mobilidade ativa, benefício para servidores, gestão sustentável das águas, artes nas escadarias e tour pelo terraço.

*Seminário* – A Marinha do Brasil e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), com apoio da Secis, Museu do Mar Aleixo Belov e do Museu Náutico da Bahia, promovem o “Seminário dos Oceanos”. Trata-se de ciclo de palestras que ocorrerá no dia 8, às 15h, no Museu do Instituto de Geociências, em Ondina; no dia 10, às 14h, no Museu Náutico da Bahia, na Barra; e no dia 14, às 14h, no Museu do Mar, no Santo Antônio Além do Carmo, trazendo diversas temáticas ligadas à preservação oceânica.

*Papa Plástico* – Para a Semana de Meio Ambiente, serão implantados três Papa Plástico nas praias de Boa Viagem, de Stella Maris e de Itapuã ou Salvador Shopping (a confirmar). A iniciativa, prevista no Planejamento Estratégico da Prefeitura e pelo Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, propõe criar pontos de coleta de resíduos com formato alusivo a um peixe, visando promover a consciência ambiental marinha na população.

*Exposição* – Até a sexta-feira (10), a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), em parceria com o artista plástico Gilson Cardoso, exibirá exposição de móveis recicláveis no refeitório e foyer do teatro do campus Tancredo Neves da Unifacs. A exposição fará parte da Mostra Pedagógica “100 anos de arte moderna”, que conversa sobre temas de direito, cidadania e sustentabilidade.

*Praia Limpa* – A programação também será marcada por mais uma edição da Praia Massa é Praia Limpa. A ação ocorrerá na Praia de Boa Viagem, na Cidade Baixa, no dia 11, entre 8h às 12h, reunindo voluntários e servidores da Prefeitura para uma ação de limpeza na faixa de areia e no mar. Em 2021, a ação coletou mais de 320 quilos de resíduos sólidos das praias do Parque Marinho da Barra, Porto da Barra e Farol da Barra.

*Demais iniciativas:*

*Dia 6 (segunda-feira)*

– Lançamento da 4ª edição da revista Turminha Sustentável, com o tema Mudanças Climáticas. Das 9h às 17h, na Escola Subúrbio 360, Coutos.

*Dia 7 (terça-feira)*

Resultado da segunda edição do programa Horta em Casa.

*Dias 8 (quarta) e 9 (quinta-feira)*

Das 8h às 17h – Entrega em domicílio dos kits do programa Horta em Casa, no qual os contemplados devem apresentar RG no ato do recebimento.

*Dia 22 (quarta-feira)*

Das 8h às 12h – Praia Massa é Praia Limpa, na praia de Boa Viagem, com limpeza da faixa de areia e espaço submerso e pesquisa de campo com banhistas sobre cuidado com as praias.

Das 9h às 20h – Aula virtual ministrada pela Secis sobre como montar o kit horta (voltada para contemplados pelo Horta em Casa).

Foto: Betto Jr./Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *