Não se admire se um dia, durante o São João do Centro Histórico de Salvador, você se encontrar nas ruas com “Gonzagão”, de corpo e alma. Sempre presente na memória e nos corações do povo brasileiro, onde quer que tenha um forró, “Luiz Gonzaga” estará passeando, cantando e cumprimentando os visitantes, acompanhado de um sanfoneiro. Como? Ele será encarnado pelo ator Vitório Emanuel, que já interpretou o grande mestre brasileiro no “O Vôo da Asa Branca”.
E Vitorio Emanuel garante que quem cruzar com o “Gonzagão” de 18 a 26 de junho, pela ruas do Centro Histórico, vai ouvir música, vai ouvir história, vai ouvir causos. “Luiz Gonzaga é a representação máxima do São João na música, na nossa cultura. E ainda que surjam novas cançõess, novos artistas, tem muito Gonzagão nas ruas, em toda festa de São João”, diz o ator que quer lembrar a todos por onde passar onde estão nossas raízes e a importância de se reverenciar elas. “É um prazer, uma responsabilidade, uma alegria poder levar para as pessoas a memória desse artista espetacular, apaixonado pelo Nordeste. Luiz Gonzaga celebra o Nordeste em suas alegria e tristezas, em sua música e poesia”, declara o ator.
O São João do Centro Histórico, que acontece de 18 a 26 de junho, tomará conta das ruas, largos, praças, dos casarões do lugar oferecendo programações em dois circuitos : o “Prá Lá de Bão”, que é completamente gratuito e o “Pra Ficá Mió”, realizado por instituições públicas e privadas, com ingressos a preços populares. Ao todo serão realizadas 165 ações gratuitas, 73 ações a preços populares, uma média de 27 eventos por dia, que envolverão 432 artistas.
O São João do Centro Histórico é realizado pelos empreendedores do Centro Histórico, através da Associação Centro Histórico Empreendedor (ACHE), e conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e também de apoios da iniciativa privada – AMVOX, Shopping da Bahia, Itaipava e Rede Bahia.
Foto: Divulgação/Ascom