23 de abril de 2024
  • :
  • :

Asa Branca anima I Festival de Quadrilhas Juninas no Centro Histórico nesta segunda

Asa Branca anima I Festival de Quadrilhas Juninas no Centro Histórico nesta segunda

Um dos grupos mais tradicionais de Salvador, o Forró Asa Branca vai se apresentar gratuitamente nesta segunda-feira (20), às 20h, na Arena Arromba Chão, na Praça da Cruz Caída, dentro do I Festival de Quadrilhas Juninas no Centro Histórico, promovido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). A atração é parte integrante da programação do São João do Centro Histórico, organizado pelos empreendedores da região (ACHE), com apoio da Prefeitura de Salvador e entidades da iniciativa privada.

A coordenadora geral do Fórum Permanente de Quadrilhas Juninas e idealizadora do festival, Soiane Gomes, afirmou que a realização deste primeiro festival faz com que Salvador dê um primeiro passo no reconhecimento das quadrilhas, entendendo que é necessário investir neste segmento com subsídios e editais. “As quadrilhas movimentam a economia, contratando profissionais, serviços, e é uma atividade que vai além do São João. Com o festival, esperamos expandir, tornando o evento maior, já que outros grupos já manifestaram a vontade em retornar para 2023. Isso é importante, pois nunca tivemos um evento deste porte no município”.

Neste ano de 2022, a Quadrilha Forró Asa Branca completa 30 anos de história. Campeã em diversas disputas de quadrilhas, vencendo inclusive o nacional em 2012 (única da Bahia com o título), o grupo criado no bairro do Cabula vem com o tema “Saudade por onde andarás”, abordando os dois anos sem o São João e sem o encontro com as pessoas. “Tínhamos essa ansiedade em estar juntos novamente, de poder preparar esse trabalho, esse espetáculo para o público”, declarou a diretora do grupo, Elis Regina Santana.

Para Elis, existe uma importância muito grande em poder comemorar o São João novamente após dois anos, devido ao distanciamento social provocado pela pandemia. “Para quem gosta da cultura junina, estes festivais são incríveis. São meses de ensaio, temos a ansiedade em mostrar o trabalho, a dedicação, então, para nós, já é um prêmio só em poder participar. Ficamos muito animados”.

Programação – Iniciado no sábado (18) com a apresentação do Forró do ABC, o I Festival de Quadrilhas Juninas no Centro Histórico vai reunir mais quatro apresentações, sempre às 20h. Também passarão pela Arena Arromba Chão os grupos adultos Junina Capelinha (dia 21) e Imperatriz do Forró (dia 22), além dos infantis Forró do Luar (dia 25) e Germe da Era (dia 26). Uma grande oportunidade para o público conferir uma das principais manifestações culturais do período, que foi se profissionalizando ao longo do tempo e encanta cada vez mais as pessoas com um belo espetáculo de dança, vestimentas e paixão pela tradição do São João.

De acordo com o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, a ideia é de que, nos próximos anos, a iniciativa seja ampliada com mais grupos soteropolitanos. “A intenção é de que a cidade retome esse movimento tão importante, que é o das quadrilhas juninas”, pontuou.

Foto: Divulgação/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *