19 de abril de 2024
  • :
  • :

Nova Praça Almeida Couto garante mais lazer e convivência ao bairro de Nazaré

Nova Praça Almeida Couto garante mais lazer e convivência ao bairro de Nazaré

Um dos maiores e mais tradicionais espaços de lazer da capital baiana, a Praça Conselheiro Almeida Couto, em Nazaré, está de cara nova após passar por obras de revitalização promovidas pela Prefeitura. O equipamento, que antes estava subutilizado e degradado em função do tempo, foi inaugurado pelo prefeito Bruno Reis nesta segunda-feira (20), ao lado de gestores municipais, ganhando diversos atrativos que já podem ser aproveitados pela população.

Na ocasião, o prefeito lembrou que a ideia era entregar a requalificação da praça a população em 2020, mas com a pandemia e as dificuldades que seguiram durante o ano, este projeto precisou ser adiado. “Essa obra tem diversos motivos, como melhorar a qualidade de vida e dar mais atrativos aos cidadãos para entretenimento. Nos preocupamos também com a história da praça e todo monumento foi restaurado. Mas quando realizamos uma obra como esta também surge a oportunidade de gerar emprego. Tenho certeza que agora o local vai incrementar a renda dos permissionários, além de possibilitar novas oportunidades de negócios no entorno”, detalhou.

Elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), o projeto urbanístico compreendeu a reforma de toda a praça, que possui área total de 5,4 mil m², mantendo algumas das características originais do local. O piso foi completamente recuperado e conta com placas de concreto e contorno em placas de granito vermelho. Já os passeios são em concreto lavado.

O gestor do Executivo municipal também destacou a relação de afetividade que é consolidada com os moradores quando um espaço público é requalificado. “Salvador está se transformando e estamos aqui devolvendo a cidade ao cidadão. Com certeza os moradores virão mais a praça para aproveitar os equipamentos e desfrutar da beleza do espaço. Sabemos que uma obra como essa tem a capacidade de elevar a nossa autoestima”, finalizou Bruno Reis.

*Projeto* – Na praça também foram implantados um parque infantil e uma academia de ginástica, além de um pergolado que abriga um espaço de apoio às barracas de lanche existentes. Os guarda-corpos e corrimãos, por sua vez, foram substituídos.

O paisagismo foi valorizado, beneficiando todas as áreas de canteiro nativas e árvores que embelezam e refrescam o ambiente. As três barracas pertencentes a comerciantes da região foram beneficiadas com nova infraestrutura, o que deu mais harmonia e qualidade ao empreendedorismo local.

“É uma das praças emblemáticas da cidade e que agora está de cara nova. A gente conservou o conceito que já existia e recuperamos todo o ambiente. Mudamos o piso e colocamos novas faixas em granito, recuperamos os bancos que são muito bonitos e criamos espaços que não tinham, como o parque infantil. Também criamos um espaço para as pessoas que trabalham nas barracas e que servem a quem vem aos hospitais de modo que todos fiquem melhor acolhidos”, explicou a presidente da FMLF, Tânia Scofield.

Manoel Messias de Oliveira, 58 anos, é comerciante e trabalha em uma barraca no local desde 1990. Ele lembrou que a população sofria com o estado de abandono que atingia a área. “Essa praça era precária e muito destruída. Essa requalificação trouxe esperança até para melhorar minhas vendas e o movimento. É vida nova para todo mundo e até a população está voltando a vir para cá”, comentou.

*Referência* – Nascido em Salvador, o conselheiro Dr. José Luiz de Almeida Couto é quem dá nome à praça, que é um dos principais pontos de lazer do bairro da Nazaré. Nascido em 1835, foi médico, político e professor. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1857, exercendo a carreira do magistério na Faculdade de Medicina da Bahia em 1883.

No período do Império foi o último presidente da Bahia. Durante a República, ele foi o primeiro intendente da capital, eleito em 1892, e senador estadual, após a eleição da Constituinte Baiana. Faleceu em 1895.

Foto: Valter Pontes/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *