6 de maio de 2024
  • :
  • :

Setor vinícola argentino quer aumentar participação no mercado baiano

Setor vinícola argentino quer aumentar participação no mercado baiano

De olho no aumento da participação de produtos argentinos no Estado, em especial o do setor vinícola, uma comitiva com 13 empresas deste país participarão, em Salvador, da 11ª edição da SuperBahia – maior evento de varejo de alimentos do Norte/Nordeste, que será realizada de 12 a Setor vinícola argentino quer aumentar participação no mercado baiano14 de julho, no Centro de Convenções. De acordo com o cônsul adjunto da Argentina em Salvador, Santiago Trasmonte, o evento integra, pela primeira vez, o calendário de feiras da Agência Argentina de Investimentos e Promoção do Comércio Internacional.

“A Bahia é um estado muito importante para o relacionamento da Argentina e Brasil. Há quatro anos participamos da SuperBahia, evento cada vez mais relevante pelo número de empresas que atrai do nosso país. Começamos com quatro e agora temos 13. Isso mostra a importância que a feira e o Estado têm para nós”, analisa Santiago Trasmonte.

Em 2021, as exportações argentinas de vinho tinto para a Bahia tiveram um aumento anual de 68%, a maior quantidade exportada desde 2014. A Argentina é o principal fornecedor de espumantes para a Bahia e, em 2021, teve uma participação de 49,26%. De acordo com José Humberto de Souza, presidente da Associação Bahiana de Supermercados (Abase), promotora do evento, a internacionalização da feira é uma realidade. “Nosso estado representa um grande mercado. Todos possuem interesse em avançar nas negociações com as grandes marcas, para melhor servir ao nosso público”, disse Souza.

Atualmente a Bahia ocupa a 10ª posição nas importações de vinho tinto nacional argentino, com participação de 1,02% em 2021, segundo dados do Portal COMEX STAT. A Argentina foi o terceiro maior exportador de vinho tinto para o estado com participação de 18%. As importações baianas de vinhos argentinos são compostas por 96,69% de vinho tinto, 3,21% de espumante e 0,10% de vinho em recipientes de capacidade não superior a 5 litros.

Foto: Divulgação/Ascom




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *